As metamorfoses do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO

CAMILA GONÇALVES RIBEIRO















Filosofia na empresa

















Cachoeiro de Itapemirim
2010





camila gonçalves ribeiro

















filosofia na empresa








Trabalho apresentado ao Curso Administraçãoda UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comunicação e Linguagem.


Profª. Marcia Bastos de Almeida








Cachoeiro de Itapemirim

2010











INTRODUÇÃO





Será apresentado de forma clara e objetiva, como a Filosofia esta presente nos campos da Administração. A ética quando é bem empregada, vaiajudar no crescimento da empresa e do todo. Será apresentado também, como o pensamento crítico ajuda a solucionar problemas do cotidiano de um administrador.

Esse estreitamento entre Filosofia e Administração será um tema mais aprofundado, será abordado o início dessa união e suas características principais.Por que a administração de empresas precisa buscar, sempre, mais conhecimentos em sua área específica e em outras, como por exemplo, em Filosofia?




Desde o século XIX o modelo capitalista foi implantado, antes o lucro era algo imoral, agora vem a ser a base do sistema. As teorias da administração foram originadas sua grande maioria na Inglaterra e nos Estados Unidos, eforam baseadas na ética protestante, que foi sussesso de uma minoria de ricos. Como exemplo disso temos igrejas Evangélicas, que fazem correntes de fé para prosperidade financeira, como por exemplo: Igreja Universal, com a ‘’corrente dos empresários’’.
A administração tem a filosofia como base para tecer regulamentos e normas. Elaborar é próprio da filosofia, ser capaz se superarobstáculos, promovendo o senso crítico. Compreender racionalmente o mundo é algo que remete a administração buscar na filosofia, como por exemplo, não posso julgar uma coisa como verdadeira, precipitadamente. A lógica é um estudo que se pode afirmar se uma coisa é verdadeira ou não.
Veja algumas características que unem essas duas áreas:

• Reflexivo: pensar e repensar;
• Sistemático:organizar as coisas;
• Radical: buscar sempre a raiz do problema;
• Conjunto: ve um todo, visão amplificada.


A nossa conduta no mundo que dependerá sempre, da nossa visão de ser humano, da natureza, do trabalho, da religião...etc.























Em que forma o pensamento crítico poderá ser útil na resolução de problemas no dia-a-dia da empresa?Todo cientista é considerado um ser super dotado de conhecimento, mas não é por ai. Qualquer indivíduo pode se especializar em alguma área e se tornar um cientista. Quando uma pessoa tem um conhecimento prévio sobre um determinado assunto, chama-se de senso comum.
Por exemplo, vamos imaginar a seguinte situação: você tem um aquário e seus peixes estão morrendo, o que fazer?
Problemasrelacionados tanto ao senso crítico quanto a ciência, precisam de solução, e é a capacidade e criatividade de soluciona-los, que vai te dar um destaque. E é assim que funciona numa empresa, da mesma forma que você solucionaria o problema do seu aquário.
Para resolver o problema referido, a primeira coisa a ser feita é levantar hipóteses, e depois procurar solucionar, como por exemplo mediro pH da água e o tipo e quantidade da ração, etc, procedimentos que deveriam ser feitos, mas só são executados na maioria dos casos, quando suspeita que algo esta errado.
Ou seja, só refletimos e agimos quando nos deparamos com algum problema, por isso eles são necessários, para o crescimento e apredizado.É essencial ter sempre uma visão ampla, para enxergar além dos obstáculos....
tracking img