As metamorfose do mundo do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Metamorfoses do Mundo do Trabalho e Suas Implicações.



Resumo:

Este artigo apresenta uma analise, através de uma visão crítica e analógica, do mundo do trabalho. Parte-se da perspectiva de que os cenários desestruturados do mundo do trabalho se mostram como alavancas para os problemas que o trabalhador vem enfrentando nas últimas décadas. O que está em pauta neste estudo são osefeitos que o quadro degradante do trabalho ocasiona na sociedade capitalista, destacando sempre a centralidade no ser humano como agente ativamente central de todo o processo. Apontam-se as novas condições impostas pelo mercado de trabalho a classe trabalhadora. Posteriormente são apresentados alguns aspectos do mundo do trabalho que se apresentam como focos marcantes na categoria Serviço Social.Dentre os principais objetivos do presente trabalho está o de demonstrar as implicações da precarização estrutural do trabalho no espaço profissional do Assistente Social. Neste texto o Assistente Social é colocado sob duas dimensões: a de trabalhador assalariado e a de categoria profissional que tem como população usuária a classe trabalhadora. Em síntese, o presente artigo busca mostrar a importânciada intervenção do profissional de Serviço Social na elaboração, implementação e aplicabilidade das políticas públicas, com o objetivo de frear o avanço dos ideais neoliberais.


Palavras-chave: Trabalho; transformações; implicações sociais; Serviço Social.







Introdução:

Neste trabalho, propõe-se analisar o trabalho em suas formas mais globais. Este texto busca identificar asconsequências das transformações societárias que regem o mundo do trabalho e suas implicações para a classe trabalhadora.

É importante ressaltar o papel do Assistente Social dentro do processo de trabalho, levando em conta dois fatores: o primeiro fator refere-se ao fato de que, o profissional de Serviço Social também se enquadra como um trabalhador assalariado, ou seja, que depende da vendada força de trabalho para sua manutenção; e o segundo fator consiste no fato de que, a classe trabalhadora também representa os usuários dos serviços sociais.

Este presente artigo busca ressaltar os desafios impostos a classe trabalhadora devido às metamorfoses no mundo do trabalho, decorrentes do sistema político e econômico vigente, o Capitalismo.

As Metamorfoses do Mundo do Trabalho eSuas Implicações

O mundo do trabalho, antes de tudo, se apresenta como uma temática ampla e de alta complexidade, o mesmo apresenta como chave principal do processo de reprodução da vida humana, consequentemente como um espaço onde ocorre uma intensa exploração dos trabalhadores que dependem da venda de sua força de trabalho para sobreviver. Estamos aqui nos referindo a um elemento central dosistema Capitalista: o trabalho.

Conforme a transição do feudalismo para o capitalismo, as relações sociais que os homens estabeleciam no processo de produção e reprodução dos bens, foram apropriadas pelo capital. O trabalho então passou a ter outro papel na nova sociedade vigente o de ser materializado ou objetivado em valores de uso.

Diante disto, passou a ser atrelado ao processo deprodução, exploração e dominação, através de mecanismos de expropriação do valor da força de trabalho excedente, ou denominado assim, de mais valia em que o capitalista se apropria de longas jornadas excessivas de trabalho ou mediantes a introdução de inovações tecnológicas (mais valia absoluta e relativa), onde de acordo com Marx (1974), apud Antunes (2011):

O capitalismo tem a tendência a reduzir aonecessário o trabalho vivo diretamente empregado, a encurtar sempre o trabalho requerido para fabricar um produto explorando as forças produtivas sociais do trabalho e, portanto, economizar o mais possível o trabalho vivo diretamente aplicado. (Marx, apud Antunes, 2011, p. 97)

O trabalho consiste em uma atividade que visa atingir determinado objetivo. Trabalhar é uma condição inerente a...
tracking img