As metamorfoses do trabalho social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura e Identidade
Educação Social – 2º ano

Síntese doTexto: OS NOVOS DESAFIOS DO TRABALHO SOCIAL

“Dinâmicas de um Campo Profissional”
Jean-Nöel Chopart (org.)

As metamorfoses do trabalho social
Michel Autès

Com as transformações das profissões e dos empregos do social e a emergência de novas funções, coloca-se repetidamente a questão: o que é o trabalho social? Aprendeu-semuito sobre o trabalho social e da sua passagem da centralização nas profissões antigas para uma intervenção social centrada nas novas profissões. Este trabalho de pesquisa permite, por sua vez, lançar algum esclarecimento sobre o campo que se poderá vir a abandonar.
As transformações observadas não são geradas por novas práticas espontâneas, mas, antes, dependem de evoluções produzidas pelaspolíticas públicas. Deparamo-nos com a passagem de uma lógica de qualificações para uma lógica de competências.
Por detrás da evolução das profissões está uma evolução das políticas, muitas vezes inconsciente, é necessário, então, ler a evolução das políticas através da evolução das profissões.
Interessa mostrar a realidade de um campo em vias de recompor e organizar segundo regras diferentes, sendonecessário observar o novo, mas também o que permanece inalterado. É necessário distinguir entre lógica de profissões e lógica de empregos, sendo que os postos de trabalho se transformam mas as competências mantêm-se estáveis.
Serão abordadas 3 etapas:
1º - não podemos considerar o trabalho social como delimitado, uniforme e perfeitamente conhecido, logo é necessário mostrar sobre que base eque lógica se observam as evoluções, tendo em conta elementos como a permanência e a resistência que são incontroláveis na compreensão da mudança. Propõe-se, pois que a anatomia da intervenção social é a chave da compreensão do trabalho social.
2º - a passagem da lógica de projecto à lógica de serviço, distinção entre profissões de contacto directo e profissões ligadas a procedimentos formais oude organização e entre acção individual e acção colectiva de desenvolvimento.
3º - questão central: há competências específicas para o exercício das profissões sociais e a que lógicas ou constrangimentos correspondem elas?

3 dimensões:
1ª - dimensão simbólica: inscreve estas profissões no registo das subjectividades e dos processos de reconhecimento social que atingem as questões deidentidade;
2ª - dimensão ética: acompanha as funções instrumentais do social;
3ª - dimensão singular: experiencial das situações de trabalho que caracteriza as profissões.
O modelo de relação de serviço, em que é a própria relação que realiza o serviço, parece ser o mais adequado para qualificar o social, dando-lhe um conteúdo para além das operações técnicas que nela ocorrem.

Do trabalho socialà intervenção social: uma metamorfose

O trabalho social permanece desconhecido, podemos evocar 3 razões para o desconhecimento:
1º - trabalho social não designa um campo unificado. Foi construído segundo genealogias separadas (serviço social, educação social, animação), apresentando-se como uma multiplicidade de instituições, de regulamentações e de profissões, cada uma com o seu público,modos de acção, saberes e técnicas de intervenção, sendo um campo complexo.
2º - o trabalho social conhece declínios nacionais e locais. Os diversos modelos de acção e incumbências desde o Estado até às organizações locais, contribuem para a existência de vários modelos de acção.
3º - o trabalho social é uma organização social frágil na sua relação entre instituições e indivíduos e, este, é opróprio motivo do trabalho social.
Situando-se na fronteira com muitos outros campos da sociedade, incluindo o do lazer, desporto, formação, segurança, etc; surge o trabalho social promovido localmente, que vem abrir portas a novas profissões e alterações à visão institucional.
Da observação destas metamorfoses e desta complexidade que atravessa tanto o trabalho social como a intervenção...
tracking img