As leis da quinta disciplina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS LEIS DA QUINTA DISCIPLINA

Os problemas de hoje vem das soluções de ontem.

Soluções que transferem os problemas de uma parte do sistema para outra, frequentemente não são detectadas, poisos que resolveram o problema inicialmente não são os mesmos que experimentam uma nova situação crítica.

Quanto mais você empurra, mais o sistema empurra de volta O pensamento sistêmico classificao “feedback de compensação” como sendo intervenções bem-intencionadas que provocam respostas do sistema que eliminam os benefícios da intervenção.

O comportamento melhora antes de piorar. Adefasagem explica por que é tão difícil identificar problemas sistêmicos. Uma solução sempre parece eficaz inicialmente, podendo melhorar ou mesmo resolver o problema, porém posteriormente, haverá sempre apossibilidade do problema reaparecer, provavelmente de forma mais intensa.

A saída mais fácil normalmente nos leva de volta para dentro. Todos gostamos de utilizar soluções conhecidas pararesolver as dificuldades, optando por ações que conhecemos melhor. Insistir cada vez mais em soluções familiares deixando que os problemas básicos persistam ou até se acentuem é um indício claro de que opensamento não-sistêmico está sendo adotado.

A cura pode ser pior do que a doença. Quase sempre a solução fácil ou familiar não é apenas ineficaz, a longo prazo a consequência mais perigosa dautilização de soluções não-sistêmicas é a constante necessidade de repeti-las. “As estruturas usadas na transferência de responsabilidade mostram que qualquer solução a longo prazo deve fortalecer ahabilidade do sistema de arcar com as suas próprias responsabilidades” (Donella Meadows).

Mais rápido significa mais devagar. Os princípios sistêmicos podem até servir de desculpa para inatividade, masa verdadeira perspectiva não é a inatividade, mas o pensamento desafiador e ambíguo, pois é mais promissor do que os mecanismos usuais utilizados para resolver os problemas.

Causa e efeito não...
tracking img