As habilidades essenciais dos negociadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Técnicas de Negociação



ATPS 3 – As Habilidades Essenciais dos Negociadores







Resumo

A habilidade de negociar tem sido considerada um diferencial dentro da visão do mundo globalizado, essa arte diz respeito a um processo de comunicação e relacionamento. Todo esse processo é gerado visando atingir objetivos e para que haja êxito em uma negociação faz-senecessário que sejam aplicadas algumas habilidades que já são bem conhecidas dos grandes negociadores, podendo ser resumidas em: Capacidade de preparação, objetivação, planejamento, comunicação, raciocínio, percepção, verificação e adaptação que desenvolvidos ao longo do tempo com esforço e dedicação, transformam-se em talento.

Sumário

1. Introdução_______________________________________________________ 4
2. Como conseguir sucesso em uma negociação?__________________________ 5
3. Que habilidades são essenciais? _____________________________________ 5
4. Qual é o papel do negociador neste processo? __________________________ 6
5. Conclusão _______________________________________________________ 7
6. Bibliografia_______________________________________________________ 8

Introdução

O negociador deve está sempre atento, observando continuamente se suas ações podem ser realizadas de maneira mais eficaz, utilizando habilidades consideradas essenciais às quais iremos expor a seguir: concentrar-se nas idéias, discutir proposições, proporcionar alternativas à outra parte, ter objetividade no equacionamento dos problemas, apresentar propostasconcretas, saber falar e ouvir, colocar-se no lugar da outra parte, saber interpretar o comportamento das pessoas, saber separar os relacionamentos pessoais dos interesses, entre outras (Martinelli e Almeida, 1997). Para isso, é fundamental que o negociador consiga articular suas habilidades humanas, técnicas e conceituais (Katz, 1995). Dentro desse contexto, este trabalho tem como objetivoconceituar o conjunto de características que formam as habilidades do negociador e verificar como essas habilidades influenciam o uso dos poderes pelo negociador, que se constitui numa das variáveis cruciais da negociação.
 




















Como conseguir sucesso em uma negociação?

O mundo vem passando por desenvolvimentos acelerados nos últimos anos, essesdesenvolvimentos, como os meios de comunicações, permitiram-se o favorecimento para informações, como por exemplo: a internet, entre outros. Devido à acessibilidade favorável a informações foi-se criando “ferramentas” pessoais nas quais chamamos habilidades. Com a formação de habilidades pode-se obter sucesso na execução de tarefas propostas, como em uma negociação, por exemplo. Para se obter umanegociação satisfatória é de suma importância ter habilidades diversas. Habilidades essas, essenciais e fundamentais aos negociadores. Algumas pessoas acreditam que as habilidades dos negociadores são inatas. Em contrapartida, muitos autores, como por exemplo, Pollan e Levine (1994), destacam que muitas habilidades dos negociadores são aprendidas na prática.

Que habilidades são essenciais?
Onegociador tem como objetivo, desenvolver habilidades essenciais para se tornar, um excelente profissional em um mundo moderno, onde há inúmeras exigências por acertos, e maximização de resultados.
Algumas características são primordiais para uma boa colocação da visão de um mercado de trabalho globalizado sendo elas:
* Concentrar-se nas idéias
* Discutir as proposições
* Abrirnovas alternativas para a outra parte envolvida
* Ter objetividade
* Saber falar e ouvir
* Separar os relacionamentos pessoas dos interesses profissionais
O negociador deve ter uma visão ampla, sistêmica da situação que permite atuar de maneira diferente em cada caso.
Saber lidar com as divergências, ter um bom relacionamento interpessoal, são fatores de supra importância para obter...
tracking img