As formas elementares da vida religiosa - durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais obras de Emile Durkheim
AS FORMAS ELEMENTARES DA VIDA RELIGIOSA
Nesta obra, Durkheim analisa a religião como fenômeno social, utilizando principalmente como fonte de estudo as tribosaborígenes da Austrália. Seu objetivo era compreender a origem das mais diversas religiões. Concluiu que o homem é um ser religioso, e sempre será, e é daí que surge a curiosidade de buscar e explicar aorigem das religiões. Para ele, é possível comparar as religiões, pois elas tinham algumas coisas em comum. Segundo ele, uma religião é um sistema solidário de crenças que se unem numa mesmacomunidade moral, chamada igreja. Utilizando as tribos aborígenes como referência, Durkheim conclui que são nas religiões mais antigas onde se encontram os elementos mais comuns de todas as outras religiões,até mesmo das atuais. Para ele, a religião deve ser fruto de uma ação social, produto da sociedade, exprimindo realidades coletivas, e se destinando a manter, refazer, ou manter certos estados mentaisdesses grupos. Ou seja, é o conjunto de atos e atitudes por onde os homens manifestavam sua dependência em relação aos seres sobrenaturais.
Ele estudou as religiões primitivas, pois a sua evoluçãoexplicaria e origem das demais. Assim, ele analisava a realidade social dessas religiões australianas, consideradas por ele as mais primitivas. A religião era vista por ele como representaçõescoletivas, se originando de comunidades e incluindo as categorias mais básicas do pensamento humano, como causalidade, tempo e espaço. Tais representações, inicialmente de cunho religioso, constituíam oparadigma de todas as formas avançadas do conhecimento teórico.
Em relação a religião e as manifestações das representações coletivas, era essencial separar o profano do sagrado, pois a religião nasce apartir do momento em que há uma diferença entre sagrado e profano. Sendo a religião a representação das necessidades de uma sociedade, cabia à ciência descobrir o seu significado. Quando essa...
tracking img