As fases do desenvolvimento motor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR

(Gallahue, 1982)

O processo de desenvolvimento motor se revela principalmente através de mudanças no comportamento motor. As crianças em idade pré-escolar e de 1o. grau estão primeiramente envolvidas em aprender a como se mover eficientemente. É possível ver diferenças de desenvolvimento nos comportamentos motores causados por fatores biológicos eambientais, através de mudanças no processo (forma) e no produto (desempenho). Portanto a melhor maneira de observar o processo de desenvolvimento motor é através do desenvolvimento progressivo das habilidades de movimento.
Em outras palavras, a “janela” para o processo desse desenvolvimento é proporcionada através do comportamento motor real das crianças. Esses comportamentos observáveis nos dão umadica de como se desenvolvem os processos motores. Uma variedade de fatores cognitivos, afetivos e motores influenciam e são influenciados pelo desenvolvimento das habilidades de movimento e são importantes de serem estudados.
O movimento observável toma muitas formas. O movimento pode ser categorizado como não locomotor (ou estabilizante), locomotor, ou manipulativo, ou qualquer combinação dostrês. Num sentido mais amplo o movimento estabilizante é qualquer movimento no qual algum grau de equilíbrio é requerido (isto é, praticamente toda atividade motora ampla). Num sentido mais restrito, um movimento estabilizante é um movimento não locomotor e não manipulativo. Em outra palavras esse tipo de movimento serve como uma categoria conveniente para movimentos tais como balanceados, comgiro, de empurrar e puxar, que não podem ser classificados como locomotores ou de manipulação. Estabilidade é uma categoria de movimentos vista como mais do que um termo global aplicável a todos os movimentos. Estabilidade então se refere a qualquer movimento que se coloque em destaque, adquirir ou manter o equilíbrio de uma pessoa em relação a força da gravidade. Portanto movimentos axiais (termousado algumas vezes para movimentos não locomotores) bem como posturas inversas e giros são considerados aqui como movimentos estabilizantes.

A categoria locomotora de movimentos se refere a movimentos que envolvam mudança em localização do corpo relativa a um ponto fixo no espaço. Caminhar, correr, saltar, saltitar e saltar em uma perna é desempenhar uma tarefa locomotora. No nosso uso dotermo locomotor, tais atividades como o rolo para a frente e para trás, podem ser ambos considerados como movimento locomotores e de estabilidade porque a importância está colocada em manter o equilíbrio em uma situação não usual de equilíbrio.

A categoria manipulativa de movimentos se refere á manipulação motora ampla. As tarefas de arremessar, receber, chutar e bater (ou rebater) um objetosão todas consideradas como movimentos amplos de manipulação. Um grande número de movimentos envolve a combinação de movimentos de estabilidade, locomotores e/ou manipulativos. Por exemplo, pular corda envolve locomoção (pular), manipulação (girar a corda) e estabilidade (manutenção do equilíbrio). Similarmente jogar futebol envolve habilidades locomotoras (correr e saltar), manipulativas (driblar,passar, chutar e cabecear), e estabilizantes (alcançar, escorregar, girar e balançar)
Em resumo, se o movimento serve como uma janela para o processo de desenvolvimento motor, pode-se estudar esse processo observando a progressão seqüencial das habilidades de movimento através de toda a vida do indivíduo.

FASE DO MOVIMENTO REFLEXIVO
Os primeiros movimentos que um feto executa sãoreflexivos. Esses movimentos involuntários, controlados subcorticalmente formam a base para as fases de desenvolvimento motor. Através da atividade reflexa a criança ganha informação sobre o meio ambiente imediato. As reações da criança ao toque , luz, sons e mudanças de pressão causam movimentos involuntários. Esses movimento involuntários associados a uma crescente sofisticação do Sistema Nervoso...
tracking img