Fases do desenvolvimento motor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fases do desenvolvimento motor
O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado. Cada pessoa tem suas características próprias, que as distinguem das outras pessoas, e seu próprio ritmo de desenvolvimento. Por mais que estudemos e nos esforcemos para compreender o comportamento humano e seu desenvolvimento, ele sempre reserva surpresas e imprevistos. A singularidade do ser humano, que foge apadrões pré-estabelecidos é que produz o avanço, o progresso e a mudança. Como diz Piaget, “é o desequilíbrio que gera o desenvolvimento, pois este é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior”. O que faz a vida valer a pena é essa constante incerteza quanto ao momento seguinte; é isso que nos estimula a inventar, acriar, a realizar, a tentar melhorar nosso mundo. Entretanto, apesar das diferenças e da incerteza que marcam o desenvolvimento humano, alguns pesquisadores estabeleceram.

Fases do desenvolvimento humano:

O desenvolvimento humano, não apresenta momentos de modificações radicais; a evolução é gradual e contínua. Entretanto, em alguns momentos ocorrerão maiores alterações como, por exemplo, ocrescimento físico na infância e na adolescência e mais acentuado, e perceptível do que na idade adulta, que é um período de maior estabilidade. Mesmo considerando-se o desenvolvimento contínuo, para estudá-lo dividiu-se o processo em cinco fases, cada uma com características próprias.
- Pré-natal
- Infância de zero a 12 anos
- Adolescência - dos 12 à 18 anos ou 21 anos)
- Idade adulta - dos 21 aos 60anos
- Velhice - dos 60 ou mais.
A divisão das fases vai depender dos critérios que se estabelecem para se concluir que alguém é adulto. No entanto estaremos focando apenas a fase da infância por ser esta a população atendida pelas atividades.
A idade não pode ser o único critério na avaliação do grau de desenvolvimento do indivíduo, muito mais importante que a idade são as várias dimensões damaturidade, emocional, social, intelectual e física.
Maturidade significa o nível de desenvolvimento em que a pessoa se encontra, em comparação com a maioria das pessoas de sua idade. Os vários tipos de maturidade estão interligados; um não se desenvolve sem que os outros também se desenvolvam.
A maturidade pode ser dividida em quatro dimensões principais:
· Maturidade emocional – diz respeito àexpressão e ao controle das
emoções nas diversas idades. Parte fundamental da vida humana.
· Maturidade social – compreenda a evolução da sociabilidade, no
sentido de superação do egocentrismo infantil, na contribuição para o bem-estar social e a participação nas decisões de interesse social.
· Maturidade física – engloba o desenvolvimento das características
físicas, estatura, peso, sexo, sercanhoto, índio, etc.
· Maturidade intelectual – refere-se à maneira como a pessoa vai conhecendo a si mesma e ao mundo que a cerca.
O desenvolvimento mental envolve:
- A ampliação dos horizontes: o indivíduo torna-se sempre mais capaz de compreender e de pensar o passado, o presente e o futuro, a criança pequena só tem condições de perceber e viver o presente.
- Há um aumento da capacidade para lidarcom abstrações e símbolos.
O exemplo mais característico é o da linguagem, por volta dos 2 anos a criança usa 150 palavras; aos 7 anos pode utilizar aproximadamente 2500 palavras e com o desenvolvimento torna-se cada vez mais complexa e rica em expressões e ideias.
- A capacidade de atenção e concentração por períodos cada vez mais longos; quanto mais nova a criança, menor sua capacidade de atençãoe concentração em uma tarefa. Ela se cansa mais facilmente e tende a mudar de atividade.
- Um declínio do devaneio e fantasia; os sonhos devaneios e fantasias infantis não constituem fuga da realidade, mas são normais e necessários para o desenvolvimento da criança.
- O desenvolvimento da memória; não é na infância que a pessoa tem maiores possibilidades no campo da memória, pois a linguagem,...
tracking img