As fases da lua e eclipses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E Padre Mateus Nunes de Siqueira

Nome: Caíque Souza Matos
N°: 11 3º ano B

Trabalho de Física

* As fases da lua
* Eclipse lunar
* Eclipse solar

Atibaia – 2012
E.E Padre Mateus Nunes de Siqueira

Nome: Caíque Souza MatosN°: 11 3º ano B

Trabalho de Física

* As fases da lua
* Eclipse lunar
* Eclipse solar

Trabalho elaborado a pedidoDo professor de Física, José

Atibaia – 2012
Índice

Introdução4
1.0 – Informações a respeito da Lua5
1.1 - As fases da Lua 6
1.2 - Caracterizando as 4 principais fases6
2.0 – Eclipses8
2.1 - Eclipses Lunares9
2.2 - Eclipses Solares11
Conclusão12
Bibliografia13
















Introdução


A natureza é cheia defenômenos naturais, tais como: furacões, maremotos, erupções vulcânicas e tempestades que provocam grandes desastres ao ser humano e podem modificar o ambiente ao qual vivemos. Mas, há também fenômenos naturais que não provocam desastres tão grandes e chegam a nos presentear com uma bela visão, eclipses lunares e eclipses solares podem ser tais fenômenos.
Neste trabalho estão reunidas as principaisinformações a respeito desses dois fenômenos. Contudo antes de tais informações há antes uma série de informações a respeito das fases da Lua que todo tem a ver com estes fenômenos.






































1.0 – Informações a respeito da Lua


















1.1 - Asfases da Lua


O aspecto da Lua se modifica diariamente. Mas isso não se deve somente a posição da Terra, Lua e Sol. A cada dia o Sol ilumina a Lua sob um ângulo diferente, à medida que ela se desloca ao redor da Terra. Um ciclo completo leva 29 dias e meio e se chama mês lunar, lunação, revolução sinódica ou ainda período sinódico da lua.
Em cada dia de lunação enxergamos a Lua um poucodiferente e assim podemos imaginar cerca de 30 fases diferentes da Lua.
Porém, em nossa cultura, geralmente apenas quatro fases lunares recebem denominações especiais: a Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante.
Entre duas fases iguais (duas luas novas, por exemplo) passam-se 29,5 dias. Portanto, em 1 ano temos 12,4 ciclos lunares completos. Isto significa que uma mesma fase podeacontecer no mínimo 12 e no máximo 13 vezes num único ano.



1.2 - Caracterizando as 4 principais fases


Uma fase lunar ocorre para todo mundo, não importa a localização do observador (se é Lua Nova no Brasil, também é Lua Nova no Japão). Porém, elas não são vistas da mesma forma. No hemisfério Norte o aspecto da Lua é invertido em relação ao visto por um observador no hemisférioSul.
A seguir, mais explicações sobre o que caracteriza cada uma das quatro principais fases da Lua.
Nova: é quando o hemisfério lunar voltado para a Terra não reflete nenhuma luz do Sol. Dizemos também que a Lua está em conjunção com o Sol. A Lua Nova só é visível durante os eclipses do Sol que, aliás, só acontecem quando é Lua Nova. Nessa fase, o ângulo entre Sol, Terra e Lua é praticamentezero. A Lua Nova nasce por volta das seis horas da manhã e se põe às seis da tarde. Ou seja, ela transita pelo céu durante o dia.
Crescente: cerca de sete dias e meio depois da Lua Nova, a Lua deslocou-se 90° em relação ao Sol e está na quadratura ou primeiro quarto. É o Quarto Crescente. A Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe à meia-noite. Seu aspecto é o de um semicírculo voltado...
tracking img