Resumo teoria das ri - phillipe braillard

624 palavras 3 páginas
A Disciplina e o objeto de Estudo
As Relações Internacionais: O campo de estudos e de atuação - Pckg: 13-36
Teoria das Relações Internacionais – Phillipe Braillard

A interação e relação entre vários agrupamentos humanos ao longo da História, suas disputas e tentativas de conciliação nas esferas econômica, social, política, assim como suas alianças e rivalidades, criaram o problema de fluxos externos que afetariam a dinâmica doméstica desses grupos.
Com isso, o sistema de relações entre grupos torna-se mais complexo e a dinâmica internacional torna-se importante assim como a nacional. Dessa forma, surge a necessidade de maior compreensão e análise desses fluxos externos como forma de responder ao questionamento sobre como deveria uma sociedade relacionar-se com o externo e de que forma essa esfera interfere na vida interna de uma sociedade, dando origem á disciplina das Relações Internacionais.
O objeto de estudo dessa nova disciplina, as Relações Internacionais, são os atores, acontecimentos e fenômenos existentes e interagentes no sistema internacional. A disciplina tem foco no desenvolvimento de acontecimentos no sistema mundial e é uma nova forma de pensar as relações sociais além de fronteiras estatais, seu estudo dá-se na esfera dos Estados, mas também é realizado na esfera infragovernamental.
A disciplina das RI são do campo das Ciências Sociais e tem desenvolvimento recente: até a ocorrência e desfecho das duas Guerras Mundiais, pensar na esfera internacional, compreendê-la para atuar sobre ela, era tarefa distribuída entre as variadas ciências sociais (problemas políticos eram resolvidos pela Ciência Política, problemas culturais pela Sociologia, etc.). Diversos acontecimentos a nível internacional, porém, deixaram ainda mais evidente a necessidade de um estudo não reducionista da realidade: temos a emergência do terceiro mundo. Estados antes relegados a segundo plano começam a ganhar importância, destaque e influência no SI, como exemplo pode-se

Relacionados

  • Trabalho pronto
    126942 palavras | 508 páginas