Resumo teoria das ri - phillipe braillard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Disciplina e o objeto de Estudo
As Relações Internacionais: O campo de estudos e de atuação - Pckg: 13-36
Teoria das Relações Internacionais – Phillipe Braillard

A interação e relação entrevários agrupamentos humanos ao longo da História, suas disputas e tentativas de conciliação nas esferas econômica, social, política, assim como suas alianças e rivalidades, criaram o problema defluxos externos que afetariam a dinâmica doméstica desses grupos.
Com isso, o sistema de relações entre grupos torna-se mais complexo e a dinâmica internacional torna-se importante assim como a nacional.Dessa forma, surge a necessidade de maior compreensão e análise desses fluxos externos como forma de responder ao questionamento sobre como deveria uma sociedade relacionar-se com o externo e de queforma essa esfera interfere na vida interna de uma sociedade, dando origem á disciplina das Relações Internacionais.
O objeto de estudo dessa nova disciplina, as Relações Internacionais, são osatores, acontecimentos e fenômenos existentes e interagentes no sistema internacional. A disciplina tem foco no desenvolvimento de acontecimentos no sistema mundial e é uma nova forma de pensar as relaçõessociais além de fronteiras estatais, seu estudo dá-se na esfera dos Estados, mas também é realizado na esfera infragovernamental.
A disciplina das RI são do campo das Ciências Sociais e temdesenvolvimento recente: até a ocorrência e desfecho das duas Guerras Mundiais, pensar na esfera internacional, compreendê-la para atuar sobre ela, era tarefa distribuída entre as variadas ciências sociais(problemas políticos eram resolvidos pela Ciência Política, problemas culturais pela Sociologia, etc.). Diversos acontecimentos a nível internacional, porém, deixaram ainda mais evidente a necessidade deum estudo não reducionista da realidade: temos a emergência do terceiro mundo. Estados antes relegados a segundo plano começam a ganhar importância, destaque e influência no SI, como exemplo...
tracking img