As falhas de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O estudo apresentado vem através de pesquisas realizadas falar sobre a relação da sociologia aplicada á administração com os outros ramos do conhecimento. A evolução desta ciência dá uma visão ampliada dos mais variados campos de ação. Não seria diferente dentro da administração que é o de orientar e aguçar a visão de como alcançar metas e estratégias tanto da organização quantodos funcionários. Hoje se pode observar que as pessoas estão perdendo algo que existe de melhor, que são elas mesmas. Pelo simples fato de que ainda existam organizações que tratam seus colaboradores apenas como peças de uma máquina maior.
Este trabalho utiliza-se de pesquisas bibliográficas com base em e colocações, citações de autores e pensadores na área da sociologia aplicada àadministração. Dentro do contexto o presente estudo tem o objetivo de relatar as contribuições da sociologia na administração das organizações.

2 RELAÇÕES DA SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO COM OUTROS RAMOS DO CONHECIMENTO

A Sociologia aplicada à administração tem por objetivo as organizações e os papeis profissionais que a integram relacionados com o sistema social. Esses fenômenos têm como base asrelações sociais principalmente relações de trabalho que se processam tendo em vista objetivos determinados.
A sociologia da administração segundo M. A. Smith, “tem por objetivo analisar os papeis profissionais em diferentes organizações e os diferentes papéis profissionais nas mesmas organizações”. Por isso a sociologia buscar interagir com outros ramos do conhecimento como: a psicologia, aeconomia, a história, a geografia e os estudos de administração e através dessa interação analisar temas como: comportamento organizacional, dinâmica de grupo, gerencia decisão, recursos humanos, seleção, treinamento e movimentação de pessoas, comunicação administrativa e informal, ação e reação de marketing.
Quando a sociologia interage com a psicologia tem como objetivo os estudos do comportamentohumano e suas diferentes ações buscando entender melhor o homem em sua totalidade a partir daí pode se realizar estudos referentes à liderança e ao comportamento e a moral dos trabalhadores. Já quando estuda economia buscar explicar como os indivíduos e os grupos empregam recursos escassos na produção e como distribuem e consumem os bens.
A História e a geografia fornecem os elementosconfiguracionais das relações sociais. A História converge com a sociologia no que se refere a evolução das técnicas no contexto da duração ela também estuda as mudanças e analisa os tipos de organizações e suas mudanças com o decorrer do tempo. Já a geografia fornece à dimensão espacial a sociologia como fonte de recursos, entende-se recursos como sede de localização e de distribuição humana e econômica. Epor fim os estudos da administração que busca estudar as realizações sociais de execução e gerenciamento buscando enfatizar as duas funções básicas da administração segundo Peter Drucker o desempenho e a realização.
Portanto, pode se afirma que é de suma importância aliar os vários ramos do conhecimento a fim de adquirir conhecimento em todas as áreas conhecendo os vários fenômenos que ocorremnas organizações e com isso desenvolver métodos cada vez mais eficazes que possam ser aplicados nas mesmas e a partir daí obter sempre os melhores resultados.

3 ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS DO TRABALHO

O trabalho já foi considerado um castigo divino, um distintivo da dignidade humana, uma necessidade para a sobrevivência. A fase do nomadismo baseava-se na caça e coleta enessa economia de coleta, o trabalho e seu produto tinham caráter comunitário, já na fase do sedentarismo vem a economia de produção onde verificou-se uma divisão do trabalho entre o chefe, os que dispunham de conhecimento da tarefa e os auxiliares (“aprendizes”). A troca apresentava três modalidades: 1. Sem expectativa de retribuição: é a doação verificada entre pais e filhos, marido e mulher;...
tracking img