As diferentes formas de brincar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS DIFERENORMAS DE BRINCAR

Rosilene Muniz Pinto Santana; Selmira.....; Karina; Eliene; Bruna
Prof. Renato Gonçalves Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED. 0362) – Estrutura e Funcionamento do Ensino.
07/05/2012

RESUMO

As diferentes formas de brincar criança que aprende a brincar de diferentes formas se desenvolve muito, é maisfeliz .

Palavras-Chave: Brincadeiras; desenvolvimento; Criança.

1 INTRODUÇÃO

2 AS DIFERENTES FORMAS DE BRINCAR
2.1 BRINCANDO SOZINHO

È importante também que a criança brinque sozinha, pois assim ela aprofunda na sua fantasia e sustenta a sua vida interior. Quanto mais profundo for esse mergulho, mais ela exercitará a sua capacidade de focar a atenção, inventar e, principalmente,permanecer concentrada numa atividade.
A criança que brinca sozinha e de forma pode ajudar a lidar com sua afetividade e ainda a descobrir seus interesses, aprende a se engajar seriamente, gratuitamente, pelo interesse na atividader em si, podendo até encontrar sua vocação.
O momento em que a criança estiver concentrada na brincadeira deve ser respeitado, porque nele são cultivadas qualidadesimportantes para a formação de hábitos que irão influir na qualidade do seu futuro desenpenho.

2.2 FAZENDO DE CONTA

Brincar de faz de conta è quando a criança coloca o mundo dos adultos para a dimensão de sua possibilidades e necessidades. Elas vivenciam suas ideias em nível simbólico, para poderem compreender seu significado na vida real, e também tem a oportunidade de expressar e elaborar seusconflitos, desejos e frustações simbolicamente. O faz de conta nem sempre imita a realidade, podendo ser ao contrário, sendo uma forma de sair dela e assumir um novo estado de espírito, como por exemplo quando uma criança veste uma fantasia de palhaço e brinca de dar aula para as bonecas.

Esta forma de brincar é muito importante para o desenvolvimento saudável da criança, pois o pensamento dacriança evolui a partir de suas ações, as brincadeiras imaginárias desenvolvem a criatividade e estimulam a inteligência.

Sitação: Quanto maior for a imaginação da criança, maiores serão suas chances de ajustamento ao mundo ao seu redor .

O faz- de- conta deve ser tratado e subsidiado com seriedade.

2.3 COM OUTRAS PESSOAS

Brincar com outra pessoa requer interação, ou seja interagir comoutras pessoas. Esse tipo de interação começa logo nos primeiros meses de vida da criança, quando os próprios pais brincam com o bebê interagindo afetivamente, e irão desenvolver com o passar do tempo a competição nos jogos.
E necessário que a criança brinque com a outra, pois proporciona o estimulo, aprende a receber críticas, partilhar, dividir, aceitar desafios, respeitar regras, cumprir normas,esperar sua vez, interagir de forma organizada e viver socialmente.

2.4 EM GRUPO

Brincar em grupo é uma interação enriquecedora, pois ajuda as crianças a criarem novas amizades, se conhecerem melhor e ainda ajuda a desenvolver uma boa interação social.
A brincadeira em grupo ensina a partilhar e trabalhar em equipe, porque na competição em grupo a vitória depende de todos, não existefracasso ou perca de uma pessoa da equipe, no entanto são obrigados a encontrar uma forma eficiente de trabalhar junto, ou serão todos prejudicados, pois ficará comprometido o resultado final.

Sitação: Mas atenção, é preciso variar os elementos dentro do grupo constantemente; se não tivermos este cuidado, os grupos poderão virar times ou gangues.

2.5 CORRER, SALTAR E PULAR

As criançasprecisam de espaços para correrem, saltar, pular, ou seja para qualquer brincadeira que envolva atividade física, porque gera entusiasmo, alegria, ajuda a desenvolver a coordenação motora, pegar mais confiança em si próprio, aperfeiçoar seu equilíbrio, e ainda quando vence obstáculos, desafia os próprios limites.
Este tipo de brincadeira pode evitar a ansiedade que muitas vezes leva a criança a...
tracking img