As bibliotecas no second life

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mestrado em Ciências da Informação e Documentação - Biblioteconomia

(3º Semestre)

AS BIBLIOTECAS NO SECOND LIFE (SL)

Docente: Dr. Paulo Leitão




Trabalho elaborado por:
Júlia Isabel Vicente Guerra,
Aluna nº 30304
Janeiro de 2012

















AS BIBLIOTECAS NO SECOND LIFE (SL)

Júlia Isabel Vicente Guerra
Faculdade de CiênciasSociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa
Avenida de Berna, 26-C / 1069-061 Lisboa
Telefone: +351 21 790 83 00 Fax: +351 21 790 83 08 - e-mail: geral@fcsh.unl.pt

RESUMO

Este trabalho fala sobre as características e potencialidades do Second Life no universo informacional, nomeadamente ao nível das bibliotecas.
É necessário que os profissionais dainformação, estejam informados sobre os serviços e/ou produtos de referência que podem ser proporcionados nas unidades de informação virtuais em 3D, divulgando e cultivando estas actividades mais precisamente no Second Life. Toda a comunidade pode utilizar esse ambiente como um instrumento ágil de difusão e partilha da informação e conhecimento.
Pretendo que esta pesquisa que realizei sobre estetema possa contribuir para a divulgação de produtos e/ou serviços que podem ser disponibilizados e prestados no ambiente virtual 3D, mais precisamente no Second Life.

Palavras-chave: informação ; Second Life ; bibliotecas.

O QUE É O SECOND LIFE (SL) ?

O Second Life (SL) é um simulador da vida, é um mundo virtual totalmente 3D, onde os limites de interacção dependem apenas dacriatividade do utilizador. Nele, além de poder interagir com jogadores de todo o mundo em tempo real, é possível criar seus próprios objectos, negócios e personalizar completamente seu avatar – o seu personagem no jogo, sua corporificação no ambiente virtual. No SL é possível a criação de avatares muito semelhantes às características físicas dos jogadores. Pode-se escolher o formato dos olhos, cor decabelo, mínimos detalhes físicos que criam personagens originais e também criar objectos e lugares, simulando todos os aspectos de uma vida real. Os utilizadores do SL podem utilizá-lo como um espaço de entretenimento, negócios e como rede social. No fundo, O Second Life (SL) é um simulador da vida...
Os ambientes no Second Life denominam-se Ilhas, nas quais os utilizadores podem andar, correr eaté voar. Para ir de uma Ilha a outra, as pessoas têm a opção search ou pesquisa, que localizam todos os locais (Ilhas) dentro do ambiente. Além de realizar pesquisas para encontrar lugares, é possível encontrar pessoas, grupos, eventos, anúncios e outros. Nesse ambiente, existem dois mapas para localização: um mostra a ilha em que o avatar-utilizador está no momento e o outro todo o ambiente SecondLife. Outra particularidade do Second Life é ter o seu próprio dinheiro, denominado Linden dollar (L$).

O Linden dollar pode ser convertido em dólar no mundo real, mas para isso, as pessoas têm que trabalhar dentro do ambiente, como por exemplo, construir objectos, desenvolver espaços, prestar serviços para alguma empresa dentro do SL.
A possibilidade de ganhar dinheiro dentro do ambientefoi uma das coisas que mais chamou a atenção mundial, além disso, seus “habitantes” têm liberdade para fazer o que quiserem e toda criação dentro do ambiente é propriedade do utilizador, e não do Second Life.
O ambiente Second Life, surgiu em 2003 e popularizou-se em 2005, cativando inúmeros utilizadores em todo mundo. Perante esta realidade, podemos perceber que o serviço de biblioteca dentrode um ambiente com esta abrangência pode não só expandir o acesso à informação, como também estreitar relações entre bibliotecário e utilizador por meio das interacções possíveis dentro do ambiente virtual Second Life.
No Estados Unidos da América (EUA) já existem iniciativas em relação às bibliotecas virtuais e ao serviço de referência dentro do Second Life.
O serviço de referência é uma...
tracking img