Brucelose canina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Os animais de companhia ocupam nos dias de hoje, uma importante posição na sociedade. Além da companhia para crianças, idosos ou para toda a família, podem desempenhar funções como cães-guia para cegos e cães de guarda. Isso faz com que a indústria de produtos para pequenos animais cresça vertiginosamente a cada ano. A crescente importância conferida pela sociedade aos animais decompanhia, faz com que grande atenção seja dispensada à sanidade desses animais. Dentre as doenças que podem causar problemas reprodutivos em machos e fêmeas, destaca-se a brucelose canina, zoonose que acarreta grandes prejuízos ao criador de cães. (DADOS DO SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS PARA SAUDE ANIMAL, 2005).
A brucelose canina por Brucella canis é uma doença infectocontagiosa, decaráter crônica, de distribuição mundial que acomete os canídeos domésticos, silvestres e o homem, zoonótico caracterizada principalmente, por abortamentos e esterilidade nas fêmeas e orquite e epididimite nos machos (CARMICHAEL 1990, JOHNSON & WALKER 1992, CARMICHAEL & GREENE 1998).
Sendo esta uma doença contagiosa, transmitida por via sexual ou por via oral, caracterizadaprincipalmente por abortos no terço final da gestação, geralmente após os 45 dias. Essa característica reprodutiva da brucelose canina a torna importante em cães utilizados para reprodução, visto que muitos animais não apresentam sinais aparentes que levem o proprietário a suspeitar que os mesmos estejam estão doentes (CARMICHAEL, 1990; SHIN e CARMICHAEL, 1999).
No Brasil, a primeira identificação de B.canis ocorreu em Belo Horizonte, MG, em 1976,a partir de isolamento do agente do sangue e de secreção vaginal de uma cadela com histórico de abortamento recente (GODOY et al., 1976).
A infecção por B. canis foi comprovada em vários países dos diversos continentes, podendo-se afirmar que apresenta distribuição mundial (ACHA & SZYFRES, 1986; CARMICHAEL & GREENE ,1993).
O microorganismo temuma vida media relativamente curta fora do cão e é rapidamente inativado por desinfetantes e germicidas comuns.

AGENTES ETIOLÓGICOS

As bactérias pertencentes ao gênero Brucela são pequenos cocobacilos gram-negativos, imóvel, não capsulados, aeróbicos ou microaerobicos de pequena dimensão, sem capacidade de locomoção e de formar esporos, parasitas intracelulares facultativos. (ACHA &SZYFRES, 2001).
O gênero Brucela é composto atualmente por sete espécies: Brucella melitensis, Brucella suis, Brucella abortus, Brucella ovis, Brucella neotomae, Brucella canis e, mais recentemente, Brucella maris. Nos cães, a doença tem como principal agente etiológico a Brucella canis (CARMICHAEL e GREENE, 1998), porém há relatos de infecção por Brucella abortus, Brucella suis e Brucella melitensis(BICKNELL et al., 1976; PRIOR et al., 1976; SANDOVALl et al., 1976; BARR et al., 1986; MIRANDA et al., 2005).

TRANSMISSÃO

A brucelose canina é causada especificamente pela Brucella canis e eventualmente por Brucella abortus, Brucella suis e Brucella melitensis. A principal fonte de infecção por B. abortus é a ingestão ou inalação de aerossóis provenientes de material abortado ou secreções deabortamento como restos placentários de ruminantes brucélicos. A difusão pela B. canis ocorre por via oral, contágio sexual e transferência pelo sêmem, pois este alberga uma grande quantidade de bactérias, principalmente entre 3 e 11 semanas pós-infecção, sendo esta via a mais freqüente no caso de transmissão de machos doentes para fêmeas durante o coito. (REIS et al., 2008)
Em animaisinfectados, é possível fazer o isolamento do agente etiológico de suas secreções salivar e vaginal de fêmeas fora do período de cio, e leite, sendo poucos microrganismos encontrados na urina, principalmente em fêmeas. Machos infectados agudamente podem conter na urina cerca de 100 Brucella canis /ml. A possibilidade de transmissão para o homem caracteriza a doença como sendo de caráter zoonótico, no caso...
tracking img