Pim ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP
Gestão da Tecnologia da Informação




PIM
Projeto Integrado Multidisciplinar









SUMÁRIO

1. RESUMO
2. ABSTRACT
3. INTRODUÇÃO
4. UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE A WEB
5. EXPERIÊNCIAS ANTERIORES
6. O SECOND LIFE
7. UNIVERSIDADE 24 HORAS
8. PROJETO E INFRA-ESTRUTURA DE REDE






















1. RESUMO2. ABSTRACT

3. INTRODUÇÃO

No início, a web era marcada por sites estáticos, sem interação com os usuários. A primeira grande mudança na forma em que usamos a internet veio com a larga aplicação de sites de comércio eletrônico. Assim, a rede passou a nos oferecer produtos e serviços. Depois veio a fase dos sites de relacionamento e compartilhamento de conteúdos (web 2.0).
Essecenário nos colocou em uma situação muito complicada: Como organizar a imensa vastidão de conteúdo que se tornou a internet, de forma simples, eficiente e focada em nossas necessidades?
A resposta para esta questão é a “web semântica” – ou, se preferir, a web 3.0.
A principal aplicação da web semântica se refere à capacidade de os sistemas computacionais interpretarem o conteúdo disponível nos sitesda internet e conseguir entender de forma diferenciada uma página em que a palavra bala é um doce ou é um projétil de armas. Ou seja, o conteúdo é interpretado de acordo com seu contexto. A forma com o que os sistemas irão executar esse rastreamento e interpretação será com base em mudanças na forma com que as páginas são construídas.
Parece um conceito simples, não? Mas não é tão simples assim. Aforma com que essa evolução será conduzida ainda não é totalmente clara, mas é espetacular imaginar esse novo horizonte em nosso dia-a-dia.
Mais que um simples entendimento de palavras soltas – como o exemplo da bala – a web semântica poderá (e deverá) levar em conta cada usuário de forma individual, traçando perfis e procurando entregar ao usuário exatamente aquilo que ele quer, com base no queos sistemas de informação conhecem de seu comportamento.
Um exemplo: Alguém entra em seu mecanismo de busca favorito, procura por hospedagem em Florianópolis. O mecanismo reconhece o usuário, sabe que tem dois filhos pequenos, então irá priorizar no resultado hotéis e pousadas que tenham opções de lazer para crianças.
A web semântica também terá aplicações relacionadas a mídias – publicidade –e serviços. As propagandas apresentadas aos usuários poderão ser direcionadas pela sua localização. Através da integração de sistemas GPS à internet, a propaganda poderá ser direcionada a anunciantes que atendem naquela região. Por exemplo: Você está em casa, e a propaganda da academia do seu bairro aparece quando você está lendo noticias de boa forma em um blog ou site.



Tendo por base asinformações pesquisadas sobre esse novo molde de WEB – a World Wide Database (Base de Dados Mundial), nome que se refere a WEB 3.0, demos inicio ao nosso projeto de empreender uma universidade que atue virtualmente, de maneira mais efetiva do que somente disponibilizar conteúdo online, e que proporcione aos participantes, entenda-se alunos e professores, uma experiência rica em aprendizado dequalidade e maior interatividade com outras culturas.
Se considerarmos que o Brasil oferece diferentes expressões culturais de acordo com as cinco regiões em que está dividido, podemos concluir que a troca de experiência, a contribuição que cada participante pode oferecer ao projeto, e a maneira como todas as informações serão trocadas, podemos concluir que de maneira definitiva, a vida acadêmicaserá muito mais que aulas presenciais e conteúdo online.




















4. UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE A WEB

Como a Internet evoluiu:
Em 1994, quando existiam apenas 10 mil páginas na rede virtual, somente os responsáveis por uma página podiam colocar informação na web. Foi a era dos grandes portais, como Yahoo!, Aol e Uol. Nesse tempo a web era um repositório quase...
tracking img