Artropodes e equinodermes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
REYNALDO AFFONSO AUGUSTIN

ARTROPODES E EQUINODERMOS

ENSINO MÉDIO

TEUTÔNIA - RS
2011
ARTROPODES E EQUINODERMOS

ENSINO MÉDIO

TRABALHO SUGERIDO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, COM O PROFESSOR VALDERES, NO CURSO DO ENSINO MÉDIO.

NOME: CASSINELI, TAMARA, DAIARA, ELENIR.

TEUTÔNIA - RS
2011
ARTOPODES E EQUINODERMOS

ENSINO MÉDIO

TRABALHOAPRESENTADO NO CURSO DO ENSINO MEDIO, DA ESCOLA REYNALDO AFFONSO AUGUSTIN, FEITO PELOS ALUNOS: CASSINELI, TAMARA, DAIARA, ELENIR.

DIA ELABORADA PARA A ENTREGA:
DIA 28 DE AGOSTO DE 2011

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................... 5
1.ARTROPODES..................................................................................... 6
1.1 AS CLASSES........................................................................................8
2. EQUINODERMOS..............................................................................10
2.1 AS CLASSES DOS EQUINODERMOS..................................................11
3.CONCLUSÃO.....................................................................................12
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................13
ANEXOS............................................................................................14

INTRODUÇÃO
NESTE TRABALHO APRESENTARA CARACTERISTICAS GERAIS ( ESQUELETO, DIVISÃO CORPORAL, CIRCULAÇÃO, EXCREÇÃO, E SISTEMA NERVOSO). SUA CLASSIFICAÇÃO. CARACTERISTICAS ANATÔMICAS, RESPIRAÇÃO, REPRODUÇÃO,DIGESTÃO E EXEMPLOS DOS ARTROPODES E EQUINODERMOS.

1. Arthopoda:
O nome desse filo deriva do fato de que todos os animais a ele pertencentes possuem PERNAS ARTICULADAS (ARTHROS= articulação; PODOS= pé ). Entre tanto não só as pernas são articuladas, como também as demais extremidades, representadas pelas antenas e peças bucais.
Esses animais são os mais abundantes do planeta. Estão presenteem todos os ambientes : terrestres ou aquáticos.O corpo dos artrópodes é segmentados, e estes segmentos se soldam formando regiões distintas, sendo envolvida por uma carapaça protetora. Pertencentes a esse grupo são as borboleta, mosca, aranhas, centopéias, libélulas, besouro, e tantos outros.
Os artrópodes são Triblásticos, celomados, de simetria blateral.
A características mais marcantes dosartrópodes e grande responsável pelo sucesso ecológicos do grupo é a presença de um EXOESQUELETO QUITINOSO. Que reveste o corpo do animal. Esse exoesqueleto é formado por placas que se articulam, propiciando os movimentos do corpo de seus apêndices, como as pernas.
Por ser rígido, o exoesqueleto atua como uma estrutura de proteção e de suporte do corpo; por ser articulado, não impede a mobilidadedo animal. A combinação entre proteção e suporte, sem sacrifício da mobilidade, é uma característica importante do exoesqueleto dos artrópodes.
A ação da musculatura associada as placas articuladas permitiu o desenvolvimento de grandes diversidade e precisão de movimentos, refletidos nas inumerosas funções desempenhadas pelos apêndices articulados desse grupo: pernas, mandíbulas, queliceras eantenas. Entre outras. Sua locomoção esta associada a músculos que movem partes esqueléticas rígidas.
O exoesqueleto dos artrópodes é impermeável a gases e líquidos, fato que permitiu a esses animais ocuparem com sucesso o ambiente terrestre, mesmo regiões áridas. Um exoesqueleto impermeável evita a perda de água, um dos principais problemas que os animais enfrentam no meio terrestre. E com umaestrutura impermeável revestindo o corpo impede a trocas gasosas através da superfície corpórea. Na evolução surgiram nos artrópodes estruturas especiais relacionadas com a respiração.
Em cada muda o exoesqueleto separa-se da epiderme e rompe-se em locais determinados; então o animal abandona o exoesqueleto antigo e inicia o crescimento rápido, ao mesmo tempo em que a epiderme começa a...
tracking img