Sistemas esqueleticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Introdução

O presente trabalho é um seminário da cadeira de Anatomia Animal e Humana, subordinado ao tema Organização e Morfologia dos Vertebrados e Invertebrados.

Este trabalho visa conhecer a organização e morfologia dos animais vertebrados e invertebrados.

Para a realização deste trabalho, o grupo recorreu à consultas de várias obras cujas referencias bibliográficas vêm indicadas naúltima página.































2.Organização e Morfologia dos Vertebrados e Invertebrados

2.1.Sistemas Esqueléticos

Uma característica compartilhada pela maioria dos animais é a capacidade de movimentar-se por meio de contracções dos músculos corporais. Entretanto, para que a contracção resulte em movimento, os músculos precisam de ter apoio fornecido pelo esqueleto. Podemdistinguir-se três tipos de esqueletos: hidrostáticos, esqueleto e endosqueleto.



2.1.1.Esqueleto Hidrostático

Em nematóides e anelídeos há cavidades corporais cheias de líquido (pseudoceloma e celoma, respectivamente) que servem de apoio para as contracções do musculatura e permitem movimentar e alterar a forma do corpo. Fala-se nesse caso de, um esqueleto hidrostáctico, uma vez efeito de água serincompressível que permite sustentar a acção muscular.

Exosqueleto (do grego exo – fora) é uma cobertura rígida que envolve o corpo do animal totalmente (o exosqueleto completo) ou parcialmente (exosqueleto icompleto), protegendo os órgãos internos e fornecendo pontos de apoio à musculatura. O exosqueleto completo é típico dos artrópodes, ele é constituído por uma carapaça de placas articuladas,compostas basicamente por polissacarídeos à que podem se agregar outras substâncias.

Nos crustáceos, por exemplo, o exosqueleto é impregnado de carbonato de cálcio (CaCO3), formando armaduras rígidas e resistentes, como as carapaças dos caranguejos e lagostas. O exosqueleto completo, apesar de eficiente na protecção, limita o crescimento do animal. Para crescer, ele precisa de sair do exosqueleto,despindo-o como uma velha roupa apertada e substituindo-o por um exosqueleto novo. Enquanto este ainda é flexível, o animal pode crescer; o processo de troca de exosqueleto e a muda, ou eclodisse, que pode ocorrer varias vezes na vida de um animal.

O exosqueleto incompleto é típico dos moluscos como ostras, mexilhões, caracóis, caranguejos, etc. Esse tipo de esqueleto consiste em uma ou mais placasrígidas de carbonato de cálcio, a concha, que recobre parcialmente o corpo. Moluscos bivalves como os mexilhões, por exemplo, têm conchas constituídas por duas metades, (valvas) que se articulam. Caracóis têm a concha formada por uma valva única, espiralada, que protege as vísceras.

Ao contrário do exosqueleto completo dos artrópodes o exosqueleto incompleto permite o crescimento contínuo do corpo.As linhas concêntricas presentes em uma concha são linhas de crescimento, que revelam os tamanhos pelos quais a concha passou durante o desenvolvimento. O material que forma que a concha vai sendo agregado às bordas, e o exosqueleto não precisa de ser abandonado para permitir o crescimento corporal, como no caso dos artrópodes.



2.2.2.Endoesqueleto

Os equinodermes e a maioria dos animaiscordados possuem estruturas esqueléticas internas, responsáveis pela sustentação corporal e pela fixação dos músculos. Por ser interno, esse tipo de esqueleto é denominado endoesqueleto.

Em equinodermes como ouriça-do-mar, por exemplo, o endoesqueleto consiste de uma serie de placas calcárias firmemente unidas entre si, que formam uma carapaça abandonada, cuja função é proteger os internos e dar apoioaos músculos, inclusive os que movimentam espinhos. A carapaça é totalmente recoberta pela epiderme. Em estrelas-do-mar, o endoesqueleto é formado por pequenos “ossos” articulados.

Na maioria dos cordados vertebrados (peixes, anfíbios, repteis, aves e mamíferos), o endoesqueleto é bem desenvolvido, sendo composto de dezenas ou mesmo centenas de peças ricas em cálcio, os ossos. O esqueleto...
tracking img