Artrite reumatoide

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Amapá
Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem






Virologia e Imunologia











Macapá
2013
Universidade Federal do Amapá
Prof. José Jeová Freitas Marques
Disciplina: Virologia e Imunologia
Curso: Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem
Acadêmico: Paulo Victor das Neves Pantoja




Artrite Reumatoide


TrabalhoApresentado como requisito avaliativo para a disciplina Virologia e Imunologia, do curso de Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem, turma 2012, Universidade Federal do Amapá, sob a orientação do Professor José Jeová Freitas Marques.







MACAPÁ
2013



Introdução
Estudos da Sociedade brasileira de Reumatologia, em amostras populacionaisdas macrorregiões do país norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul, encontrou prevalência da população adulta Brasileira, que corresponderia a uma estimativa de 2.000.000 milhões pessoas acometidas pela Artrite Reumatoide no Brasil. A Artrite Reumatoide é uma doença crônica, com potencial de dano articular irreversível, acarretando em sérios prejuízos para o indivíduo acometido e para asociedade.
É inegável que a compreensão da fisiopatogenia da Artrite Reumatoide, seus métodos diagnósticos e manejo terapêutico sofreram consideráveis avanços nos últimos anos, No Brasil, assim como nos países desenvolvidos, os custos relacionados à Reumatismo são elevados. Os gastos com os pacientes com Artrite Reumatoide assumem maior repercussão nos países em desenvolvimento, nos quais os recursosfinanceiros para a saúde são menos investidos. Isto enfatiza a importância de estudos que avaliem os custos e a alocação de recursos para o diagnóstico e tratamento da doença adaptados à nossa realidade.









Artrite Reumatoide
O que é a artrite reumatoide?
A artrite reumatoide é definida como uma doençacrônica que se caracteriza pela inflamação de várias articulações. Essa inflamação é provocada por alterações importantes no sistema de defesa do corpo, também chamado de sistema imunológico. O sistema imunológico, e formado por uma rede de órgãos, tecidos e células especializadas, tem como função manter a integridade do nosso organismo, protegendo-o de agressões, como, por exemplo, de uma infecção.Algumas vezes, ocorre um desequilíbrio e o sistema imunológico ataca o próprio organismo, provocando uma inflamação que pode danificar vários órgãos. As doenças nas quais o sistema imunológico promove lesões no próprio organismo são chamadas de doenças autoimunes, e a artrite reumatoide é uma delas. Na artrite reumatoide, a inflamação começa em uma membrana que envolve parcialmente as juntas, chamadade membrana sinovial.
O processo inflamatório na membrana sinovial não desaparece como seria normal, pois o desequilíbrio do sistema imunológico mantém a inflamação, que, dessa forma, se torna crônica ou persistente, liberando várias substâncias ou mediadores, que contribuem para a destruição da cartilagem que envolve a articulação e o osso. A membrana sinovial cronicamente inflamada recebe onome de pannus, e pode contribuir também para a lesão das estruturas articulares.
Quem pode desenvolver e a causa da doença?
A Artrite Reumatoide acomete cerca de 1% da população. Qualquer pessoa, desde crianças até idosos, pode desenvolver a doença. No entanto, ela é mais comum em mulheres por volta dos 50 anos de idade. O aparecimento da Artrite Reumatoide decorre de váriosfatores, os quais incluem predisposição genética, exposição a fatores ambientais e possivelmente infecções. A causa mais importante é a tendência genética, e acreditasse que alguns genes possam interagir com os outros fatores causais da doença. Apesar desse conhecimento, sabe-se que alguns pacientes com a doença não apresentam estes genes e a presença destes genes não significa que a doença irá...
tracking img