Artrite reumatoide

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
~ Outros sintomas são:
* Cansaço;
* Febre;
* Dores no corpo.
A AR pode estar associada a uma outra doença denominada síndroma de Sjögren, caracterizada pela inflamaçãodas glândulas que produzem as lágrimas, a saliva, os sucos digestivos oua secreçãovaginal, provocando secura da pele, boca, olhos, vagina, etc. Por isso, é necessário identificar a existência destes sintomas e informaro médico, para que seja feito o acompanhamento e o tratamento adequados.

1. O que é a Artrite Reumatóide (AR)?
A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença autoimune, sistémica, crónica e progressiva, caracterizada pela inflamação das articulações. Causa a perda da forma e do alinhamento das articulações, resultando em dor e inchaço e podendo levar à destruição irreversível da articulação econsequente incapacidade.
As manifestações características da AR incluem rigidez, inchaço, dor e limitação do movimento, principalmente nas articulações das mãos, pés, joelhos, ombros e pescoço.
2. Por que se tem Artrite Reumatóide?
A causa exacta da AR é desconhecida e até ao momento não existe cura. No entanto, sabe-se que o aparecimento da doença resulta da conjugação de determinados factoresgenéticos e ambientais.
3. A Artrite Reumatóide é contagiosa?
A AR não é uma doença contagiosa.
4. A Artrite Reumatóide é hereditária?
Sabemos que os factores hereditários e provavelmente algum tipo de infecção viral podem desencadear a doença. O risco de herdar a susceptibilidade à doença é baixo.
5. Porque tenho esta doença?
O importante não é tanto saber por que razão tem Artrite Reumatóide, masconseguir ter uma atitude positiva e informar-se o melhor possível para saber como enfrentar a doença e o que fazer para a tratar. O seu médico poderá orientá-lo neste aspecto.
6. Quais são os sintomas da Artrite Reumatóide? Como reconheço que tenho AR?
No início, a doença manifesta-se habitualmente através da inflamação das pequenas articulações (mãos, punhos e pés) que se encontram rígidaspela manhã.
Aproximadamente 1 ou 2 anos depois do início da doença, podem-se encontrar as articulações deformadas.
Sinais e sintomas da Artrite Reumatóide:
* Dor articular.
* Inflamação articular.
* Rigidez articular (geralmente aparece pela manhã e vai desaparecendo progressivamente à medida que o doente exerce a sua actividade diária; a duração e a intensidade são variáveis;tipicamente a rigidez matinal dura mais de meia-hora).
7. Como se diagnostica a Artrite Reumatóide?
O diagnóstico da AR pode ser um desafio devido ao facto de habitualmente ter um início gradual com sintomas subtis. Os primeiros sintomas podem incluir: aumento de temperatura, inchaço e dor nas articulações e fadiga.
O doente é normalmente avaliado por um especialista com conhecimentos para diagnosticare tratar adequadamentea doença.
Não existe um exame simples único para confirmar o diagnóstico; este é estabelecido quando o médico relaciona a presença dos sinais e sintomas, detectados no exame físico, com os resultados dos exames de laboratório e das radiografias.
8. Quais os tratamentos existentes para a Artrite Reumatóide?
Actualmente existem múltiplos tratamentos disponíveis paracontrolar a AR, incluindo os utilizados para o tratamento dos sintomas e outros que modificam o curso da doença.

Anti-inflamatórios não-esteróides (AINE): controlam os sinais e sintomas da AR, como a dor e inflamação.
Glicocorticóides (corticosteróides): são medicamentos anti-inflamatórios do grupo do cortisol - um esteróide produzido naturalmente pelo corpo - que actua impedindo a inflamação.Agentes anti-reumáticos modificadores da doença(DMARDs) convencionais: Aliviam os sintomas e são eficientes no controlo e na alteração do curso da doença.

Medicamentos biológicos modificadores da doença/Agentes biológicos: São medicamentos produzidos geneticamente, dirigidos contra moléculas e células específicas do sistema imunitário, como as citocinas (interleucina-6 e interleucina-1), o...
tracking img