Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PEDAGÓGIA DO AFETO E DA CRIATIVIDADE

O sentido de formação profissional implica em entender a aprendizagem interdisciplinar como um processo contínuo e requer uma análise cuidadosa desse aprender em suas etapas, evoluções, avanços e concretizações. Requer redimensionamento dos conceitos que alicerçam tal possibilidade na busca na compreensão de novas idéias e valores.
A formação deprofessores é, hoje, uma preocupação constante para aqueles que acreditam na necessidade de transformar o quadro educacional presente, pois da forma como ele se apresenta fica evidente que não condiz com as reais necessidades dos que procuram a escola com o intuito de aprender o saber, para que, de posse dele, tenham condição de reivindicar seus direitos e cumprir seus deveres na sociedade.
O professor éa peça chave desse processo, devendo ser encarado como um elemento essencial e fundamental. Quanto maior e mais rica for sua história de vida e profissional, maiores serão as possibilidades dele desempenhar uma prática educacional consistente e significativa. Sobre esse assunto, Nóvoa (1991) afirma que não é possível construir um conhecimento pedagógico para além dos professores, isto é, queignore as dimensões pessoais e profissionais do trabalho docente. Não se quer dizer, com isso, que o professor seja o único responsável pelo sucesso ou insucesso do processo educativo. No entanto, é de suma importância sua ação como pessoa e como profissional.
Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele caminho que o professor considera o mais correto, mas éajudar a pessoa a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. É saber aceitar-se como pessoa e saber aceitar os outros. É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher entre muitos caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua visão de mundo e com circunstâncias adversas que cada um irá encontrar.
O paradigma científico emergente (pós-moderno) não se apoiamais sobre certezas, sobre leis determinísticas, em ciências exatas, mas antes sobre possibilidades; procura recuperar a totalidade da realidade natural e social através de abordagens diversas: multi-inter-transdisciplinares (incluindo as ciências da natureza, ciências sociais, as disciplinas humanísticas e artísticas): multi-inter-transparadigmáticas (diversas correntes ou perspectivas teóricasdentro de cada ciência); multi-inter-transculturais, feministas e do senso comum; e multi-inter-transdimensionais, integrando conhecimentos de caráter cognitivo, sensitivo, afetivo, ético, estético Prigogine & Stengers, 1996; Popper, 1989 e 1991; Arsac, 1995; Morin, 1994, 1995, 1996, 1999; Morin e Prigogine, 1998; Gleick, 1998; Durr, 1999; Nicolescu, 1999; Thuan, 1999, Sousa Santos, 1987, 1989 e 2000.Neste domínio, permito-me destacar os contributos de Prigogine, Morin, Nicolescu Sousa Santos e Paulo Freire.
Ilya Priogogine defende que a ciência clássica atingiu os seus limites e que deverá sair dos laboratórios e dialogar, não só com as ciências humanas, a filosofia, a arte, mas também com os saberes preexistentes, respeitantes à situações familiares de cada indivíduo. A metamorfose dasciências contemporâneas não é de ruptura com o senso comum, mas sim de respeito com os conhecimentos tradicionais, designadamente dos marinheiros e dos camponeses. (Prigogine & Stengers, 1986).
Morin é o grande intelectual da complexidade, transgredindo e ultrapassando domínios da sociologia, em particular, e das ciências sociais, em geral. Sociólogo, filósofo, epistemólogo, ensaista.Inter-relaciona, integra e supera as disciplinas científicas (sociais e da natureza), com a poesia e o amor. Afirma que estamos na idade do ferro planetária caracterizada pela falta de convívio entre culturas, raças, etnias, nações, bem como entre sistemas de idéias e teorias “A pré-história do espírito humano significa que no plano do pensamento consciente, ainda estamos no seu início. Estamos ainda...
tracking img