Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade de Ensino –Anhanguera São Paulo- Brigadeiro

Curso: Serviço Social

Disciplina: Filosofia Aplicada ao Serviço Social


Nome: RA:
Carina Aparecida Valério Dias 5336959551

Laurência Valentim dos Santos 5724165671

Samantha Thais Antunes 5531106028

Solange de Oliveira Torres 5722156764

Cleuza Barreto dos santos5520132937








Titulo da atividade: Fundamentos





















ATPS - Fundamentos

1 - ETAPA -

1 Relatório - Estabelecer relação entre o texto e o filme.
Filme - Tempos Modernos
Noticia- Caixa suspende novos financiamentos á MRV por investigações, de trabalho escravo.

Assim como o filme a noticia escolhida, retratada a escravidão do ser humano, adesumanização, o trabalho a qualquer custo independente das condições, o que importa é "o capital”.
No filme “tempos modernos”, Charles Chaplin, faz uma importante critica ao sistema capitalista e a revolução industrial, mostrando de uma forma verdadeira a situação do trabalhador naquela época.
“O novo modo de produção exigia a concentração dos trabalhadores em um espaço espeficifico:a fabrica, aindústria, lócus da concentração da produção, tendo em vista a expansão do capital. A maquina a vapor e o tear mecânico tornaram-se os verdadeiros deuses dos capitalistas e a fabrica o seu templo. Aos seus novos deuses não hesitavam em louvar continuamente, brindando -os com renovadas, oferendas mantendo-os alimentados da energia vital que roubavam dos trabalhadores, homens, mulheres, jovens,adultos e ate mesmo crianças , expropriando-os de sua força de trabalho. O tempo – a moderna indústria – permanecia sempre cheio, porém não de adoradores mas operários, cuja vida cotidianamente sacrificada em nome da acumula cão do capital e da produção da mais -valia”
Já a noticia escolhida, infelizmente não se trata de uma obra de ficção, é difícil de acreditar, mas esse tipo de noticia ainda é temade discussão em pleno século XXI, a ultima atualização do cadastro do ministério do trabalho, de 31 de Julho, reuniu 398 nomes de empregadores, essas empresas além de terem seus nomes incluídos na lista do cadastro de trabalho escravo do Mistério do Trabalho, perde o direito a financiamentos privados e públicos, o que inclui recursos providos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico eSocial (BNDES). Essa é uma boa iniciativa do governo para inibir esse tipo de pratica.
Mas sabemos que precisamos de muito, mas que isso, sabemos que abaixa qualidade da educação é o maior obstáculo o nosso desenvolvimento, essa sim seria uma mudança significativa, para finalmente erradicar o trabalho escravo definitivamente.

Referencias de pesquisas: matéria publicada estadão on line: trecho dolivro Serviço Social identidade e alienação; Maria Lucia Martinelli;

2 etapa-
Relatório-
Leitura do texto-A ilusão de servir (pag. 17 / 44)
Questões do texto-O capitalismo, a falta de condições de trabalho, a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, a criação do Serviço Social (assistencialismo, igreja, burguesia).

“Num verdadeiro fetichismo, a identidade atribuída é queé fixada como identidade da profissão, abrindo amplos espaços para a produção de um percurso alienado, alienante e alienador da pratica profissional. A ausência de movimento de construção de identidade fragiliza a consciência de seus agentes, impedindo-os de assumir coletivamente o sentido histórico da profissão. Assim, esta acaba por expressar e reproduzir a face do capitalismo, transformando-seem um de seus instrumentos de reprodução das relações sociais capitalistas.”

Questões:
O que significa mudar?
A mudança tratada no texto significou um grande marco na profissão do Assistente Social, é a ruptura do Serviço Social, com suas próprias origens burguesas, tornam-se assim uma profissão reconhecida.

Quais são as consequências do desemprego enquanto questão social?
A questão do...
tracking img