Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 102 (25316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Administração (do latim: administratione) é o conjunto de atividades voltadas à direção de uma organização utilizando-se de técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficaz, com responsabilidade social e ambiental.

Lacombe (2003, p.4) diz que a essência do trabalho do administrador é obter resultados por meio das pessoas que ele coordena. A partir desse raciocínio deLacombe, temos o papel do "Gestor Administrativo" que, com sua capacidade de gestão com as pessoas, consegue obter os resultados esperados. Drucker (1998, p. 2) diz que administrar é manter as organizações coesas, fazendo-as funcionar.

Administrar como processo significa planejar, dirigir, organizar, coordenar, e controlar organizações e/ou tarefas, tendo como objetivo maiorprodutividade e/ou lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los. Este profissional, no entanto, não tem apenas função teórica, ele é responsável pela implantação de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores eprocedimentos que estiverem com problemas. Como é função do administrador que a produtividade e/ou lucros sejam altos, ele também terá a função de fiscalizar a produção e, para isto, é necessário que fiscalize cada etapa do processo, controlando inclusive os equipamentos e materiais (recursos) envolvidos na produção, para evitar desperdícios e prejuízos para a organização.A realidade das empresas de hoje é muito diferente das empresas administradas no passado. Com o surgimento de várias inovações tecnológicas e com o próprio desenvolvimento intelectual do homem é necessário muito mais do que intuição e percepção das oportunidades. A administração necessita de um amplo conhecimento e a aplicação correta dos princípios técnicos até agora formulados, a necessidade decombinar os meios e objetivos com eficiência e eficácia.






• Fixar objetivos (planejar)
• Analisar: conhecer os problemas.
• Solucionar problemas
• Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas).
• Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar)
• Negociar
• Tomar as decisões.
• Mensurar e avaliar (controlar).Eficiência e Eficácia Organizacionais

Dois conceitos simples:
Eficiência - fazer certo.
Eficácia - fazer a coisa certa.
Exemplo: Suponha que o Gerente Publicitário de uma empresa de cartões de crédito  tem  planos  para  aumentar o número de associados que se beneficiam com o cartão oferecido.
Procurando atingir um público que pode adquirir ocartão,  ele  elabora um material que será remetido pelo correio a centenas de residências. Visando comunicar a existência  do cartão, as  vantagens que este oferece e os benefícios para o associado, o gerente elabora uma carta e prospectos contendo fotos e desenhos coloridos. Tudo  sendo feito utilizando  recursos de computação gráfica.
Centenas de correspondências com este material  sãoremetidas. É
esperado um aumento do número de associados em  torno  de  4%
em 2 meses.
Passado esse período, verificou-se que  o  número  de
associados subiu apenas 1,5 %. A idéia da emissão desse material
via correio não atingiu plenamente o objetivo.
Observamos que o Gerente, no momento em que elaborou a carta
e os prospectos fez um excelente trabalho. Havia  clareza  de comunicação, ilustrações e fotos expositivas  que  complementavam
as informações. Utilizou-se papel metalizado com  impressões em
fotolito. Um trabalho de boa qualidade, porém a idéia não atingiu
o objetivo almejado , que seria alcançar 4% no aumento de  associados.
Podemos afirmar, então,  que o  Gerente Publicitário foi eficiente,
porém não foi eficaz. Ao montar a carta e os ...
tracking img