Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS E ENSINO
Luzia de Oliveira Lima
Resumo: O presente artigo aborda a formação da Disciplina de Língua Portuguesa no Brasil e enfatiza o assunto referente à linguagem, norma culta, e o ensino. No primeiro momento apresenta-se como surgiu a nossa língua. A seguir, ressalta-se o trabalho de vários estudiosos para manter norma na língua. O objetivo é buscar conhecimento naárea de ensino através de pesquisas feitas por livros e internet com relação ao Português brasileiro. A partir desta pesquisa, pode-se perceber a importância do conteúdo adquirido no decorrer do trabalho. Os assuntos pesquisados foram, principalmente, sobre a lingüística e seus afluentes como: a estandardização da língua; a fixação da ortografia, o trabalho dos lexicógrafos, os trabalhos dosgramáticos.

Palavras chave: Língua portuguesa. Gramática. Ortografia. Lexicografia.

INTRODUÇÃO
Neste artigo, observa-se que a linguagem tem uma variedade de recursos para uma determinada língua. É importante falar da origem do português no Brasil e a variação linguística que ocorreu durante todo esse tempo e que será preciso, para entender mais a fundo a nossa linguagem. Conclui-se então, queé preciso saber dos princípios para valorizar o atual. O objetivo é mostrar um pouco da historia da língua e seu desenvolvimento. Os assuntos pesquisados nos ensinam como foi a origem da língua; seu processo de estandardização, ou seja, a obediência de um modelo de língua definida em sua ortografia; o trabalho dos lexicógrafos com seus dicionários para preservar as palavras e seus significados; epor ultima a importância da gramática numa língua, e a regra a ser seguida por ela no ensino.


1ª ORIGEM DA LINGUA PORTUGUESA.

A origem da língua portuguesa deriva do latim, que teve como civilização a Roma antiga. As variedades do latim, que deu origem a língua portuguesa, eram as línguas romântica e o latim vulgar. Alguns falares que derivam do latim vulgar ganham prestígio e transformaem línguas românicas. A origem latina do português já foi cantada em versos por grandes poetas como Olavo Bilac e Camões.

2ª A LÍNGUA PORTUGUESA E SEU PROCESSO DE ESTANDARDIZAÇÃO.

A língua assume a mesma forma para a maioria dos usuários e passa a obedecer a modelos definidos, segundo Ilari e Basso (2011), que comparando a grafia medieval com a de hoje, é um exemplo. As medievaisapresentam hesitação dos sons usando a mesma palavra para duas ou mais grafias diferentes. Já a grafia de hoje é uniforme, quando encontramos incoerência, atribuímos à ma qualidade.
No processo de estandardização entram fatores extra linguístico. Circulavam em versões manuscritas a bico de pena que, ao longo do tempo, os textos iam sendo alterados. Mas no século XX, esta estandardização da língua esteveligada à explosão dos meios de comunicação como o rádio, televisão, jornal, e internet... a generalização do ensino, também, foi tendência que gerou um grande mercado de livros didáticos que levou uma rica literatura infantil. Todos esses fatores extra lingüísticos contribuíram para uniformizar a íngua e frear suas mudanças. Com a participação de profissionais da linguagem para padronizar a línguaque foi enfocada alguns aspecto como:
2.1 A FIXAÇÃO DA ORTOGRAFIA
Ao se referir a Cagliari, que é especialista brasileiro no assunto, que diz que um sistema ortográfico não se cria do nada e que muitas divergências afetam não só a pronuncia, como também a maneira de pronunciar, Ilari e Basso também deixam a suas teorias quanto à ortografia.
[...] até que uma língua encontre o seu, passa-senormalmente por uma fase em que são resolvidas muitas divergências, que afetam não só a maneira de representar a pronuncia, mas também a própria maneira de pronunciar, a forma correta das palavras, a maneira de segmentar a fala, e assim por diante. (ILARI, e BASSO, 2011, p.199).

O próximo período da ortografia do português é o que vivemos até hoje. O lingüista do português, Aneceto dos Reis...
tracking img