Memoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 DEFINIÇÃO:

A memória é basicamente a capacidade humana de inscrever, conservar, e relembrar mentalmente vivências conhecimentos, conceitos, sensações e pensamentos experimentados em um tempo passado. (FONTE)
Entender os mecanismos de funcionamento da memória humana é um grande desafio da ciência, pois o tema é de uma extrema complexidade.
Memória é a capacidade de reter e manipularinformações adquiridas anteriormente, não pode deixar de citar que a capacidade de memorização não é exclusiva dos seres humanos, alguns estudos desenvolvidos em animais (chimpanzés babuínos) vem a confirmar essas teses .
Hoje, o grande desafio cientifico é determinar a sede da memória . Ela está localizada no cérebro ou na mente? Especialistas convergem ao afirmar que os processos mnemônicos sedesenrolam nos lobos cerebrais, com um destaque especial para os lobos frontais, amídala neural, enfim se conhece muito pouco ainda sobre a nossa mente, e menos ainda sobre memória.
Ela é o fundamento do desempenho cognitivo do homem, vamos entender o que significa o processo cognitivo é a realização das funções estruturais da representação (idéia ou imagem que concebemos do mundo ou de algumacoisa).
Dificilmente podemos concluir ou definir o conceito de memoria, pois existe uma imensa complexidade entre diferentes funções mentais e cerebrais , o que torna bastante variavel de individuo para individuo.





2.0 FUNCIONAMENTO DA MEMORIA:

Nas últimas décadas muito se tem estudado a respeito das características e funcionamento da memoria humana. Na area medica os estudos evoluiram nadireção da compreensão dos meios fisiologicos de como o ser humano armazena as informações, bem com as razoes pelas quais tambem as perde.
Baseado nestes conhecimentos algumas áreas tem tirado proveito dessas informações, segue como exemplo na area educacional e informatica, que os projetistas se orientam na construção de interfaces que se adaptem às caracteristicas da memoria humana.
De formaresumida segue abaixo um diagrama, apresentado por Shneidermann , mostra as partes da memoria humama, e como é o processo de entrada das informações, bem com a busca.
QUADRO 1: NOME

FONTE: Shneidermann
A memória pode ser dividida em três partes, cada uma com diferentes características:
*Memória Rápida ou de curto tempo.
*Memória de trabalho ou temporária.
* Memória permanente ou delongo termo.
2.1 - A Memória rápida ou de curto termo:
É aquela que recebe as informações de entrada captadas pelos olhos, ouvidos, olfato e tato e os passa ao sistema cognitivo. É nela também que são depositadas as informações que se expressa com a fala, movimento e ações,ela tem esse nome porque armazena as informações por um período de 10 segundos, e alem disto contem informações de ações que sedesenvolve repetidamente em frações de segundos, donde se conclui que seu acesso é extremamente rápido.Também é chamada de memória de curto termo porque armazena poucas informações a cada vez.

2.2 - A Memoria de trabalho:
É aquela que as informações que chegam da memória de curto tempo, são trabalhadas, para depois serem enviadas para a memória permanente, na verdade as informações sãocontidas e retidas por um tempo bem maior que a rápida, porem não de forma permanente.
A memória de trabalho também é responsável pelo retorno, pela recuperação das informações que estão na memória permanente, até um meio de saída(fala, escrita,etc).Usando algum tipo de mecanismo , a recuperação é feita e levada à memória de curto termo.

2.3 - A Memoria Permanente:
É aquela que consegue armazenarinformações permanentes e para sempre. Tambem conhecida como memória de longo termo porque é uma memória de grande capacidade. O que ainda não se sabe como se coloca tamanha quantidade de informações em tempo relativamente curto.


Existem algumas informações que se faz não somente pela memória de trabalho, mas excepcionalmente de forma direta para memória rápida .Estas informações que...
tracking img