Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE VISCODE DE CAIRU

PAULLA NYCOLLE DIAS CARVALHO

A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

SALVADOR

2010

PAULLA NYCOLLE DIAS CARVALHO

A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

SALVADOR

2010
PROJETO DE PESQUISA

1. TEMA:

A importância da Segurança do Trabalho nas empresas.

2. INTRODUÇÃO:

A segurança no trabalho é uma funçãoempresarial que, cada vez mais, torna-se uma exigência conjuntural. As empresas devem procurar minimizar os riscos a que estão expostos seus funcionários, pois, apesar de todo avanço tecnológico, qualquer atividade envolve certo grau de insegurança.

A falta de eficaz sistema de segurança acaba causando problemas de relacionamento humano, produtividade, qualidade dos produtos e/ou serviços prestados eo aumento de custos. A pseudo-economia feita não se investindo no sistema de segurança mais adequado acaba ocasionando graves prejuízos, pois, um acidente no trabalho implica baixa na produção, investimentos perdidos em treinamentos e outros custos.

Qualidade é, atualmente, exigência com a qual as empresas convivem diariamente. Os consumidores estão tomando consciência de seus direitos e já nãoescolhem um produto ou serviço apenas pelo preço. A qualidade tornou-se fator crucial numa decisão de compra e, constitui grande diferencial de uma empresa em relação à outra.

As empresa parecem estar despertando para a realidade de que a qualidade é uma exigência da qual não podem fugir. Pecam, contudo, quando não fazem uma interação entre estes objetivos e um eficiente programa de segurança.As pessoas são os agentes dinamizadores da organização e é utópico pensar que possam desempenhar, de modo eficiente, suas atribuições se o próprio ambiente de trabalho não lhes proporciona segurança. Não pode existir qualidade onde há insegurança. A qualidade de uma empresa depende, primordialmente, dos seus recursos humanos e, levando-se em conta que o medo é uma das mais fortes emoções, éinconcebível pensar que um operário possa desempenhar de maneira satisfatória, suas funções, em um ambiente que não inspira segurança.

3. PROBLEMA:

Como um Programa de Segurança atua preventivamente e, conseqüentemente, para evitar acidentes e tornar-se um ambiente mais seguro aos operários, acarretando, assim, uma diminuição de custos, pois, um acidente no trabalho causa custos direto eindireto?

4. JUSTIFICATIVA:
A segurança no local de trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos melhorando as relações humanas no ambiente de trabalho. As empresas que disponibilizam da segurança no trabalho, evitam os acontecimentos trágicos com o funcionário que esta á serviço da empresa. É uma área bastante ampla, ele atua em todas asesferas da sociedade onde houver trabalhadores, em geral, em fábricas, construção civil, hospitais, empresas comerciais e indústrias, também pode atuar na área rural em empresas Agro-industriais.
O técnico de segurança do trabalho tem as seguintes funções, inspeciona locais, instalações, e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, para determinar fatores de risco de acidentes,estabelece normas e dispositivo de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações para prevenir acidentes.
A melhor maneira de reduzir gastos da empresa é investir na prevenção de acidentes. Muito empresário tem a idéia errônea que devem que devem diminuir investimentos em equipamentos de proteção ao funcionário, mas pensamentos assim podem acarretar inúmeros prejuízosá empresa. O acidente leva a encargos com advogados, perdas de tempo e materiais na produção. Sabe-se que muitas empresas já tiveram que fechar as portas devido a indenizações por acidente de trabalho. Por esse e outro motivos, ate mesmo pela reputação da empresa, o melhor é seguir a empresa nos deveres, fazendo assim com quem só tenha benefícios ao invés de prejuízos.
Vale ressaltar que desde...
tracking img