Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE – CEAMA
FACULDADE ATENAS MARANHENSE – FAMA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM HABILITAÇÃO EM MARKETING

Ana Paula Arruda
Bruna Lara
Irís Grazielle Amorim
Jeane Reis Mendes
Paula Cristina Martins Costa
Roane Calaça Santa Cruz

RELATORIO DE PESQUISA E MARKETING
MODA FEMININA

SÃO LUÍS2011
CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE – CEAMA
FACULDADE ATENAS MARANHENSE – FAMA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM HABILITAÇÃO EM MARKETING

RELATORIO DE PESQUISA E MARKETING
MODA FEMININA

Relatório apresentado ao curso de Administração com habilitação em Marketing, como requisito para obtenção da 2ª nota do 6º Período da disciplina de Pesquisa deMarketing.
Professor: Jorge França

SÃO LUÍS
2011

“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.”
Peter Drucker

1- INTRODUÇÃO

A palavra Moda em latim émodus, que significa modo, maneira.Sendo assim a moda é o sistema, que integra o uso da roupa ao contexto político, social e sociológico.


2- DESENVOLVIMENTO

A maneira pela qual a moda é vista na sociedade de hoje é bem diferente do século passado. De acordo com LIPOVETSKY :

(...) Explosão da moda: doravante ela já não tem epicentro, deixou de ser privilégio de uma elite social,todas as classes são levadas pela embriaguez das mudanças e das paixonites, tanto a infra-estrutura quanto a superestrutura estão submetidas, ainda que em graus diferentes, ao reino da moda. É a era da moda consumada, a extensão de seu processo a instâncias cada vez mais vastas da vida coletiva. (...) estamos imersos na moda, um pouco em toda e cada vez mais se exerce a tripla operação que a definepropriamente: o efêmero, a sedução e a diferenciação marginal. (LIPOVETSKY ,1989, p.155).

No século XXI, as mudanças são constantes, atingindo a todos os setores do mercado. Dentro deste contexto, o “Mercado da Moda” trabalha intensamente com essas mudanças, sempre inovando e buscando ser original, adequando – se as tendências, estando sempre à frente do seu tempo.
Ao se vestir, aspessoas podem informar, por meio de uma linguagem não verbal, em que trabalham, o que pensam e como vivem. O modo como um grupo se veste passou a representar quem são as pessoas na sociedade, segundo Braga (2005, p. 17 ) existe uma íntima ligação entre roupas e moda. “A moda é uma linguagem não-verbal. [...] A roupa que usamos também pode transmitir mensagens das nossas intenções, das nossasideologias, dos nossos desejos relacionados ao fetiche ou às preferências sexuais.”

No que diz respeito ao consumo específico de vestuário feminino,ou seja , moda feminina, Miranda (1998, citada por GARCIA; MIRANDA, 2005), em entrevistas de profundidade com especialistas de moda, identificou os seguintes aspectos:

Moda como instrumento de comunicação – “a roupa é a embalagem, o corpo é oproduto e a sociedade é a prateleira”;
Moda como instrumento de integração – “quem é bonito é normalmente melhor aceito”;
Moda como instrumento de individualidade – “não quero pertencer a grupo nenhum”;
Moda como instrumento de teatralização – “para comparecer a determinados lugares, as mulheres tem que se vestir de certas maneiras”;
Moda como instrumento de auto-estima: “satisfação do ego”;
Modacomo instrumento de transformação: “Você veste a peça e se transforma”.
( GARCIA; MIRANDA, 2005, p. 100)

Vale citar que nos países ocidentais as mulheres, em especial, são socializadas por meio do ato de comprar e da preocupação com a beleza, com o estar na moda. Aprendem que são valorizadas por sua aparência e pela capacidade de conquistar a admiração e a atenção das outras pessoas....
tracking img