Cactaceae - especie mandacaru

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mandacarú

Reino: Plantae
Filo: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Subclasse: Caryophyllidae
Ordem: Caryophyllales
Familia: Cavtaceae
Subfamilia: Cactoideae
Tribo: Cereeae
Genero :Cerus
Espécie: Cereus jamacaru

Reino: Plantae
Filo: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Subclasse: Caryophyllidae
Ordem: Caryophyllales
Família: Cactaceae
Subfamília: Cactoideae
Tribo:Cereeae
Género: Cereus
Espécie: Cereus jamacaru

O mandacaru (Cereus jamacaru) é uma planta da família das cactáceas.
É comum no nordeste brasileiro e não raro, atinge até mais de 5 metros de altura.Existe uma variedade sem espinhos, usada na alimentação de animais.
A variedade comum é altamente espinhenta e também é usada na alimentação de animais, quando seus espinhos são queimados oucortados.
O mandacaru resiste a secas, mesmo das mais fortes.

Flores: As flores desta espécie de cactos são brancas, muito bonitas e medem aproximadamente 30cm de comprimento. Os botões das floresgeralmente aparecem no meio da primavera e cada flor dura apenas um período noturno, ou seja, desabrocham ao anoitecer e ao amanhecer já começam a murchar.

Fruto: Seu fruto, com cerca de 12 cm decomprimento, é vermelho. A polpa é branca com sementes pretas minúsculas, e é muito saborosa, servindo de alimento para diversas aves típicas da caatinga.

A planta perde pouca água para a atmosfera devidoà forma do seu caule (grosso e elipsóide) desprovido de folhas, o que reduz a superfície de evaporação do vegetal e por causa da presença de uma espessa cutícula que reveste os ramos, possui, no seuinterior, tecidos mucilaginosos que podem absorver e armazenar grande quantidade de água. As raízes também têm relevante importância no aproveitamento da água do ambiente, já que absorvem com facilidadetodo o recurso hídrico a sua volta.
Por isso, na estiagem, quando todas as plantas secam e perdem as folhas, o mandacaru mantém-se verde, contrastando com a paisagem.

Possui grandes espinhos...
tracking img