Formas de avaliar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Aberta do Brasil

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Ambiente de Educação a Distância

Licenciatura Plena em Química

Didática

Professor RaimundoNonato Moraes Rabelo Mendes

Tutor a distancia Luis Carlos Feitosa

Tutora presencial Palmira de Jesus

Aluna: Eliane Fátima de Moura

QUAL A MELHOR FORMA DE AVALIAR

Atualmente, muito se temdiscutido sobre a avaliação no contexto escolar. Busca-se uma verdadeira definição para o seu significado, justamente porque esse tem sido um dos aspectos mais problemáticos na prática pedagógica.Apesar de ser a avaliação uma prática social ampla, pela própria capacidade que o ser humano tem de observar, refletir e julgar, na escola sua dimensão não tem sido muito clara. Ela vem sendo utilizadaao longo das décadas como atribuição de notas, visando à promoção ou reprovação do aluno.

A atual geração de estudantes tem demonstrado fraca competência, pois seus pais gastão muitos recursospara que eles sejam aprovados, e os filhos gastam muito tempo para aprender pouco. (TIBA,2005,p.236).

Nos dias de hoje, sabe-se que o professor tem "fortes concorrentes": a televisão, videocassete,computador, que podem ser vistos como uma inovação, ou em contrapartida, como algo não muito bem vindo em sala de aula, pois acha ser suficiente o livro didático a leitura, o quadro negro e o giz.

Narealidade, muitos professores fazem uso da avaliação, cobrando conteúdos transmitidos de formas mecânicas, sem muito significado para o aluno. Chegam até mesmo a utilizar a ameaça, vangloriam-se dereprovar a classe toda ou realizar vingança contra os alunos inquietos, desinteressados, desrespeitosos.

A meu ver os alunos deveriam ser avaliados mais pela participação, desempenho e dinamismo emsala de aula, nesse sentido, faz-se necessário redimensionar a prática de avaliação no contexto escolar. Então, não só o aluno, mas o professor e todos os envolvidos na prática pedagógica podem,...
tracking img