Artigo wong kar wai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Artigo baseado nos filmes do diretor de cinema chinês Wong Kar Wai, contendo as principais características abordadas em suas obras. Os filmes analisados são “Um Beijo Roubado” e “2046: Os Segredos do Amor”.






PALAVRAS CHAVE
Wong Kar Wai; Um Beijo Roubado; 2046: Os Segredos do Amor; Estilo; Cinema; Filmes; Análise; Características.





INTRODUÇÃO

Ousadia einovação no cinema chinês. Transitoriedade, migração e solidão são temáticas constantemente abordadas por Wong Kar Wai no decorrer de sua obra. A predileção por um ambiente urbano contemporâneo e sufocante como cenário principal de seus filmes e o destaque para o mundo sombrio do crime em Hong Kong trazem uma aproximação do gênero do diretor com o gângster.
Porém, as características do cinema deWong não se limitam aí. Kar Wai é também, um especialista em romances. Seus filmes são de uma sensibilidade impressionante. A trilha sonora é fantástica, e tem perfeita afinidade com o universo de seus personagens, retratando sempre suas emoções, angústias e incertezas.
A qualidade das fotografias nos filmes do cineasta é mantida graças a uma constante parceria com o diretor de fotografiaChristopher Doyle. A união de sucesso entre os diretores resultou no prêmio de Melhor Cinematografia pelo New York Film Critics Circle e da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema por 2046: Os Segredos do Amor, filme de 2004.
Outra característica do diretor é a aproximação de suas obras com a realidade. Wong procura em seu trabalho, transpor fragmentos da vida real para as telas de cinema.Diego Y. Anami, autor de um artigo sobre o filme “Um Beijo Roubado” afirma:
Os recortes, os filtros, as luzes, os enquadramentos,
as mudanças na velocidade, as músicas, os silêncios, as palavras
e as expressões formam filmes que são como lembranças visuais.
(RUA, Revista Universitária do Audiovisual – Edição nº48 Maio/2012)

Anami diz ainda que “é praticamente impossível sair docinema após assistir a um filme do cineasta sem reflexões em mente a cerca das perdas, da efemeridade, da dor, do amor e do tempo.”
Nota-se aí, a preocupação de Kar Wai com a composição estética de seus filmes e também de seus personagens. Tudo é detalhadamente pensado e

trabalhado para que o espectador se identifique com os conflitos vivenciados pelos protagonistas, e sintam-se comointegrantes da história.
Um de seus filmes mais recentes, “Amor à Flor da Pele”, de 2000, figura no livro “501 Filmes que Merecem ser Vistos.” Filme este, que transformou o cineasta em um ídolo. Embora seu nome não seja ainda reconhecido como o de outros cineastas, Wong Kar Wai é apontado como um dos melhores diretores contemporâneos.

UM BEIJO ROUBADO
Primeiro longa-metragem em inglês dodiretor, “Um Beijo Roubado” originalmente “My Blueberry Nights” é considerado um filme altamente autoral. Embora contando com a presença de grandes nomes hollywoodianos em seu elenco, como Natalie Portman, Jude Law, Rachel Weiz e da cantora Norah Jones, o filme não agradou muito aos críticos.
Pode-se dizer que o filme conta três histórias, onde a personagem principal, Elizabeth, vivencia umpouco de cada uma delas. Tudo começa quando a protagonista descobre que seu namorado andou jantando com outra mulher no restaurante de Jeremy, em quem encontra um ombro amigo. Os dois conversam noites adentro sobre chaves deixadas no balcão, portas trancadas e corações partidos, tudo isso regado a famosa torta de “blueberry”, que dá nome ao filme.
Quando Elizabeth, ou Lizzie, resolve partirem uma viagem sem destino , Jeremy tenta localizá-la ligando para todos os bares e restaurantes dos lugares por onde ela passa e lhe envia cartões postais. Em cada um desses lugares, Lizzie conhece pessoas que a ajudarão a encontrar o rumo que tanto busca em sua vida. Como Arnie, um policial alcoólatra de quem acaba se tornando confidente, sua ex-mulher Sue Lynne e a jogadora Leslie.
A...
tracking img