Product Placement em Webséries

5572 palavras 23 páginas
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Recife, PE – 2 a 6 de setembro de 2011

Product Placement em Webséries: uma Análise do Caso de Sucesso The Hire
André Wolmer de Melo1
Rosânia Soares2
Universidade Federal de Pernambuco
Resumo
Este artigo analisa de que forma ocorreu o emprego das técnicas de product placement na websérie The Hire, da BMW, que obteve excelentes resultados, a partir das proposições de Jean-marc Lehu. Desde The Hire (2001 e 2002) cresceu muito o número de webséries publicadas pelas mais variadas marcas ou produtos. No cenário atual de convergência digital e inchaço de mensagens publicitárias, esses conteúdos audiovisuais apresentam grande potencial de impactar os consumidores, inserindo-se no conceito do entretenimento de marca.
Palavras-chave
Product placement; Websérie; The Hire.
Introdução
Muito se fala, atualmente, na gama de possibilidades de comunicação e interatividade oferecida pelo ambiente online. As redes sociais digitais exemplificam o quão vantajosa pode ser a presença da marca ou produto em um espaço muitas vezes gratuito e com presença assídua do público-alvo. Segundo Torres (2011), a internet é uma mídia diferenciada, “mais convergente, misturando texto, imagem, áudio, vídeo e interatividade”. Assim, são inúmeras as maneiras de exploração desse ambiente.
A presença de uma marca ou produto na internet há muitos anos (no Brasil, principalmente a partir de 2006) deixou de ser uma alternativa, tornando-se necessidade dos anunciantes (TORRES, 2011). Prova disso é que, segundo o F/Nazca, há no Brasil
81,3 milhões de usuários da internet a partir de 12 anos; além disso, são crescentes os números de computadores nas residências e de tempo de navegação, que já era de mais de 48 horas por semana em julho de 2009 (ANTONIOLI, 2011).

1

Acadêmico do quarto período do curso de Comunicação Social/Publicidade e

Relacionados

  • muito alem do merchan resumo livro
    626 palavras | 3 páginas
  • capri
    1465 palavras | 6 páginas
  • Mídias sociais
    45618 palavras | 183 páginas