Artigo trabalho regina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prazer e sofrimento entre trabalhadores de Call Center







Resumo



O artigo apresenta as intermediações entre prazer e sofrimento nos trabalhadores de call Center. O call Centercaracteriza se por operações que utilizam a telecomunicação aliada a informática. A junção da tecnologia de telecomunicação e informática é denominada telemática (Dantas 2000). Desse modo a telematicapossibilitou o crescimento das centrais de call Center em quase todos os setores.

Os operadores vivenciam prazer e sofrimento no trabalho que é sustentado pelas estratégias de mediação defensivas ede compensacao , sendo o prazer experimentado nas relações estabelecidas com pares e supervisores , nas identificação com as tarefas que realizam e quando são elogiados pelos clientes.

O sofrimentoé vivenciado pela falta de reconhecimento , pelo sentimento de desvalorização , pela falta de liberdade d expressão e pelo esgotamento profissional que aumentam a medida que permanecem na empresa.As estratégias de mediação construídas pelo coletivo de trabalho são do tipo defensivas e de compensação as quais diminuem o sofrimento.





















TayloristaO método científico desenvolvido por Taylor visava substituir processos rotineiros por processos deduzidos de análise prévia, que pudessem ser cronometrados, descritos e ensinados a qualquerpessoa.

Foi tão bem-sucedida que atualmente mesmo com as críticas, se mantém presente nas empresas.

Dejours (1992) afirma que o taylorismo é um modelo de organização do trabalho e continuaganhando espaço principalmente no setor terciário.


Segundo Dejours (1992), uma nova tecnologia de submissão, de disciplina do corpo e de organização científica do trabalho gera exigênciasfisiológicas até então desconhecidas, especialmente exigências como tempo e ritmo de trabalho.



O sistema Taylor neutraliza a atividade mental dos operários no momento em que separa...
tracking img