Artigo sobre paralisia cerebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PARALISIA CEREBRAL


Cosme Rafael Penha[1]




RESUMO: O presente trabalho trata do processo de ensino e aprendizagem de alunos com Paralisia Cerebral da Escola Municipal Monsenhor Paulo Herôncio de Melo, com o objetivo de analisar a refletir a prática docente vinculada a educação inclusiva, em especial com pessoas Paralisia Cerebral, bem como o papel da instituição diante darealidade da inclusão. O trabalho será realizado mediante estudo de caso, entrevistas com os envolvidos e por fim será traçadas metas, onde serão tomadas algumas diligências na tentativa de sanar o problema.


PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Aprendizagem. Prática Docente. Paralisia Cerebral. Metas.

1 O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL NA ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR PAULOHERÔNCIO DE MELO

O trabalho a seguir pretende abordar questões sobre o processo de ensino e de aprendizagem de alunos com Paralisia Cerebral no Na Escola Municipal Monsenhor Paulo Herôncio de Melo. Por meio da observação do cotidiano desses alunos, aliada às teorias relacionadas ao assunto, pretende-se explicitar as dificuldades encontradas no processo de ensinar a PC, bem como noprocesso dela aprender no discorrer deste processo escolar. Far-se-á ainda o diagnóstico das estruturas física e pedagógica da escola; além de uma correlação com a teoria a respeito dos estudos sobre Paralisia Cerebral, tomando por base as obras de diversos autores relacionadas ao tema. Para concluir o trabalho faremos uma análise dos dados coletados nas observações e entrevistas realizadas comprofessores e gestores desta escola. Pretende-se assim, conhecer as dificuldades existentes no processo ensino-aprendizagem destes alunos para que se possa de alguma forma, ajudá-los a enfrentar suas limitações.
A Paralisia Cerebral é uma doença do foro neurológico que afecta as funções básicas do ser humano (fala, postura, movimento). A mesma tem conceito e classificações extremamente heterogêneos,alguns impondo limites de idade outros não, tendo como denominador comum o envolvimento motor causado por uma agressão ao cérebro em desenvolvimento podendo ser intra-útina, durante o parto ou por algum acometimento perinatal ou na primeira infância.
Existem vários tipos de Paralisia Cerebral: a espástica (em que o movimento é difícil); a atetósica (o movimento é descontrolado einvoluntário); a atáxica (o equilíbrio e a sensibilidade profunda são anormais); e a mista (uma combinação de vários tipos).
   A Paralisia Cerebral é provocada por uma lesão no cérebro e no sistema nervoso, ocorrida antes do nascimento; durante o parto ou depois do nascimento (pouco depois do nascimento).
Os sintomas variam de acordo a área de extensão da lesão, podendo incluir: tiques;perturbação da marcha; espasmos; convulsões e fraco tónus muscular. Além da motricidade, a Paralisia Cerebral também pode afetar a visão, a audição, a inteligência e a fala.
O termo Paralisia Cerebral é considerado por vários autores de forma inadequada, uma vez que significaria a parada total de atividades físicas e mentais, o que não corresponde ao caso da PC, geralmente a pessoa com ParalisiaCerebral, realiza muitas funções físicas ou mentais, dependendo do caso. Atualmente, tem-se utilizado o termo Encefalopatia Crônica Não Progressiva ou Não Evolutiva para deixar bem claro seu caráter persistente, mas não evolutivo, apesar de as manifestações clínicas poderem mudar com o desenvolvimento da criança. Ainda, o termo é útil para diferenciar a PC das Encefalopatias Crônicas Progressivas, quedecorrem de patologias com degeneração contínua. Também não se pode dizer que uma pessoa é portadora de Paralisia Cerebral, a nomenclatura mais correta é a seguinte: uma pessoa com Paralisia cerebral.
A pessoa com Paralisia Cerebral constantemente tem distúrbios associados decorrentes do insulto cerebral, como deformidades ósseas, retardo mental, convulsões, constipação, entre outros e cabe...
tracking img