Artigo sobre cadeia de suprimentos (suply chain) e logística

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CADEIA DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA



RESUMO


Este artigo tem por objetivo abordar as definições teóricas sobre Cadeia de Suprimentos (Suply Chain) e Logística, termos e processos bases, bem como a importância dessa área para o Comércio Exterior.


PALAVRAS-CHAVE

Logística; Cadeia de Suprimento; Suply Chain.






1. CADEIA DE SUPRIMENTOS (SUPPLY CHAIN)Segundo Ching (2001, p 67), supply chain:




É todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final. A gestão do supply chain é uma forma integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informações e recursos, desde os fornecedores até o cliente final, procurandoadministrar as relações na cadeia logística de forma cooperativa e para o beneficio de todos os envolvidos.




Como pode ser observado na figura abaixo, a integração da cadeia logística é fundamental para alinhar o processo, na qual as mercadorias e os produtos vão desde as fontes supridoras até o consumidor final, fazendo com que as informações e recursos vão desde clientes às fontessupridoras. (CHING, 2001)





Figura 1- Universo da cadeia de logística integrada.
[pic]
Fonte: Ching, 2001, p. 67.


A cadeia de suprimentos trabalha com um grande fluxo de informações, permitindo uma interação entre todas as áreas da empresa, sempre visando um melhor gerenciamento e movimentação. Na figura 1 se pode notar quais são os componentes da cadeia de suprimentos, a saber:➢ Fontes supridoras;
➢ Fornecedores: que por sua vez fornecem a matéria a ser modificada.
➢ Processadores (Fabricantes): onde fabrica o produto.
➢ Distribuidores / Varejistas: distribuição do produto para que o cliente possa comprá-lo.
➢ Consumidores / Clientes: indivíduo que adquire o produto.


Gaither e Frazier (2001) afirmam que a cadeia de suprimentos é aforma que os materiais fluem através de diferentes organizações (áreas), iniciando com as matérias-primas recebidas dos fornecedores e encerrando com os produtos finais entregues ao consumidor. Já para Ballou (2006), pode ser interpretada – supply chain – é o processo que auxilia na interação das atividades funcionais e toda movimentação de materiais, desde os fornecedores até o produto finaladquirido pelo consumidor, melhorando seu gerenciamento e movimentação.


Recorrendo a idéias que se mostram complementares à compreensão do que se entende por cadeia de suprimentos, acrescenta-se que é o método utilizado para integrar o fluxo de materiais entre fornecedores, fabricantes até seu consumidor final, visando à melhoria na administração do processo logístico, beneficiando todos osenvolvidos na cadeia. (CHING, 2001; BALLOU, 2006).


O gerenciamento da cadeia de suprimentos (GCS ou SCM, do inglês supply chain management) é um sistema pelo qual designa a interação das funções entre a satisfação do cliente, obtenção de lucro e vantagem competitiva, assim como mostra a figura 2.


Figura 2 - Um modelo do gerenciamento da cadeia de suprimentos
[pic]
Fonte:Adaptada de Ballou (2006).


Suply Chain é a gestão logística que integra fornecedores, transportadores e distribuidores com plena fluidez de produtos e informação. Segundo a principal associação de profissionais da cadeia de abastecimento.
Segundo o site do Council of Supply Chain Management Professionals (2009):
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é acoordenação estratégica e sistêmica das funções de negócio tradicionais bem como as ações táticas que perpassam essas funções numa companhia e através de negócios dentro da cadeia logística com o propósito de aprimorar a performance de longo prazo das companhias individualmente e da cadeia de suprimentos como um todo.




A cadeia de suprimentos é fundamental para as empresas, porém, é preciso...
tracking img