Artigo sindrome de down

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERVENÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
INFLUENCE OF PHYSICAL EDUCATION ON CHILDREN AFFECTED BY DOWN SYNDROME

Diorges Ricardo da Silva* Juliana Saraiva Ferreira**

RESUMO
O presente estudo teve como objetivo verificar, através da aplicação do Teste KTK, os níveis de coordenação motora de nove crianças de seis a dez anos com síndrome de Down. A metodologia detrabalho consistiu de um pré e um pós-teste para coordenação corporal. Os resultados indicaram que a aplicação de um programa diferenciado de atividades físicas produziu melhora significativa no desenvolvimento motor de 78% dos sujeitos. Concluiu-se que atividades físicas específicas com crianças com síndrome de Down mostram melhora na coordenação em toda sua extensão, atingindo o desenvolvimentofísico.
Palavras-chave: síndrome de Down, coordenação motora, Educação Física.

INTRODUÇÃO

Este trabalho, situado no âmbito da Educação Física, pauta-se na possibilidade e necessidade de avaliação dentro da perspectiva de desenvolvimento do ser humano. Neste sentido, observa-se que o trabalho do professor de Educação Física carece de instrumentos para uma avaliação fidedigna no que se refere àmotricidade da criança em idade escolar. Quando nos referimos a crianças com necessidades educativas especiais, vemos como é significativa a falta de instrumentos adequados a essa realidade, ficando o professor sem elementos para programar suas atividades pedagógicas. Assim, devemos considerar de grande importância os estudos na área da Educação Física Adaptada, já que os exercícios físicosrepresentam um papel importante no desenvolvimento global do individuo. Seu desenvolvimento físico, mental e emocional e sua adaptação social dependem, em grande parte, das possibilidades que ele adquire de
*

mover-se e de descobrir-se, bem como de descobrir o mundo que o cerca. Neste estudo, que teve o objetivo de verificar a contribuição que um programa de atividades físicas pode proporcionar aodesenvolvimento da coordenação corporal em crianças com síndrome de Down, foi realizado um trabalho para analisar o desenvolvimento atingido após a realização desse programa, que enfatizou a coordenação motora, em crianças com síndrome de Down, com idade entre seis e dez anos. Primeiramente, foram abordados alguns aspectos para a caracterização da Síndrome de Down, assim como realizadas algumasconsiderações sobre a Educação Física. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, com a aplicação de um pré e um pósteste para futuras correlações.
CARACTERIZANDO A SÍNDROME DE DOWN

Ao longo da história, constatamos que vêm se processando várias modificações no âmbito

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrando em Educação pela Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Jacarezinho.. Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, Mestranda em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho.

**

Revista da Educação Física/UEM

Maringá, v. 12, n. 1, p. 69-76, 1. sem. 2001

70

Silva e Ferreira

do desenvolvimento social que se referem ao entendimento e tratamento da pessoa com deficiência. Istoé válido também para o caso das pessoas com síndrome de Down, que primeiramente, classificadas como débil, passaram a ser chamadas de mongolóide, posteriormente de pessoa com síndrome de Down e atualmente de pessoas com necessidades especiais (CRUICKSHANK, 1983; JANNUZZI, 1992; RIBAS, 1985; MAZZOTTA, 1996). Tais transformações fazem parte do processo de evolução histórica da sociedade e, nestecontexto, procuramos destacar especificadamente a síndrome de Down. Os primeiros estudos diferenciando os portadores da síndrome de Down, de acordo com Kaplan e Sadok (1990), começaram no século XIX, com o cientista inglês John Langdon Hydon Down. Até então, esses deficientes eram vistos como um grupo homogêneo e assim tratados e medicados. Os autores citados destacam que o Dr. Langdon Down fez...
tracking img