Artigo sensores indutivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sensores Indutivos

Deiverson Scholz (FAHOR) ds000870@fahor.com.br
Gerson Kuhn (FAHOR) gk000464@fahor.com.br
Pablo Stamm (FAHOR) ps001093@fahor.com.br

Resumo
Sensores indutivos são Instrumentos eletronicos capazes de detectar a aproximação de um objeto metalico sem a necessidade de contato físico, esta capacidade deve-se ao princípio da indução magnética, que retira energia do circuitooscilador do sensor comutando o circuito de saída do sensor. O fato de não haver contato fisico aumenta a vida útil do mesmo, por não possuir peças móveis sujeitas a desgastes mecânicos. Eles também não precisam de energia mecânica para funcionar e são resistentes a vibrações e choques mecânicos. Graças à grande resistência dos componentes usados no seu circuito eletrônico, os sensores são capazesde trabalhar em condições rigorosas de trabalho, como a presença de oleos lubrificantes, imersos na água, conjuntos com vibração, etc. Suas aplicações mais comuns são em máquinas operatrizes, injetoras de plástico, indústria cerâmica, máquinas de embalagens, indústria automobilística, etc.

Palavras chave: Eletricidade; Eletromagnetismo e Sensor Indutivo

1. Introdução
Com o crescenteaumento da velocidade nas linhas de produção, a necessidade de manter-se o padrão, repetibilidade, e a necessidade de preservação da qualidade de vida dos trabalhadores, faz-se necessário a introdução de novas tecnologias para o monitoramento de movimentos de peças metálicas como polias e engrenagens, a este monitoramento chama-se instrumentação ou sensoreamento.
Atualmente a aplicação dos sensoresé tão grande que por vezes nem percebemos, por exemplo, em um automóvel temos sensores em várias partes, sensores de nível de combustível, de óleo no motor, sensor de temperatura do motor, sensor de movimento, etc.
Seguindo este raciocínio, os sensores indutivos surgiram para facilitar a automação dos processos, e para tornar a produção mais eficiente e segura. Este trabalho pretende abordar ostópicos relacionados aos sensores indutivos, seu funcionamento, suas características e suas aplicações mais frequentes.

2. Objetivo
O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento básico sobre sensores Indutivos, seu princípio de funcionamento, suas características e seus principais parâmetros tanto para instalação e/ou projetos. Mas para uma melhor compreensão do funcionamento dossensores indutivos, faremos uma breve revisão de literatura sobre os fenômenos físicos envolvidos com o funcionamento destes sensores, como eletroagnetismo e indução magnética.

3. Revisão da Literatura
O funcionamento de um sensor indutivo baseia-se basicamente em tres fenomenos fisicos conhecidos: a eletricidade, o eletromagnetismo e a indução eletromagnética. Buscaremos nos próximos topicosesclarecer estes principios, bem como demostrar o papel de cada um deles no funcionamento de um sensor Indutivo ou também conhecido como sensor de proximidade.

* 3.1 Eletricidade
Eletricidade é um termo que abrange uma grande variedade de fenômenos resultantes da presença de carga eletrica e do fluxo de carga elétrica. Muitos fenômenos são facilmente reconhecíveis,como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas nos fios elétricos. Além disso, a eletricidade trata tambem de conceitos menos conhecidos, tais como o campo eletromagnético e indução eletromagnética.Geralmente a palavra "eletricidade" refere-se de forma satisfatória a uma variedade de efeitos físicos. Cientificamente falando, o termo é muito geral para ser usado de forma única, e conceitos distintos a elediretamente relacionados são melhor identificadas por termos ou expressões específicos.
Segundo Maximo e Alvarenga (2003), existem dois grupos de corpos eletrizados, o primeiro grupo é constituido pelos corpos que repelen-se uns dos outros, podemos dizer então que estes corpos estão eletrizados positivamente ou que quando foram eletrizados adquiriram cargas positivas. O segundo grupo é...
tracking img