Artigo pedagogia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IESG-INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL- GARÇA
Pedagogia


Faria, Elaine M.
Professor Orientador Angelita Zanardo



Pedagogia Hospitalar
O Processo de educação de crianças hospitalizadas


RESUMO: O papel da Pedagogia Hospitalar tem os procedimentos necessários à educação de crianças e adolescente hospitalizados, de modo a desenvolver uma atenção pedagógica aos escolares que se encontram ematendimento hospitalar e ao próprio hospital na concretização dos seus objetivos. Esse enfoque de aprendizagem deu origem á ação pedagógica em hospitais pediátricos com crianças e adolescentes hospitalizados em idade escolar que não devem interromper seu processo de aprendizagem.


ABSTRACT: Pedagogy Hospital: The process of education of children hospitalized. The Role of Pedagogy Hospital hasthe necessary procedures to education of children and adolescents hospitalized in order to develop a pedagogical attention to students who are in hospital and the hospital itself in achieving their goals. This approach gave rise to the action learning in teaching hospitals with pediatric hospitalized children and adolescents of school age should not stop your learning process.


INTRODUÇÃO

APedagogia Hospitalar é um ensino da Educação Especial que tem como o educador no ambiente hospitalar, aonde tem o processo da formação da criança ou adolescente. Este trabalho é extremamente significativo, ele representa uma expressão de um momento histórico que vem ajudando as necessidades dos enfermos (crianças/adolescentes), com a presença do pedagogo nas equipes de saúde.
Essa atuação atendeas crianças com necessidades educativas, por motivo de doença precisam de atendimento escolar especializado. É no caso da hospitalização da criança ou adolescente que devido ao tempo de internação, muitas vezes acaba parando seu processo de escolaridade. Cabe a classe hospitalar buscar meios, métodos qualificados para o paciente, assim oferecendo à criança e ao adolescente hospitalizado, umtratamento hospitalar a valorização dos seus direitos de educação e saúde e o espaço de cidadão.
No momento estão mobilizados dezenove Estados da Federação através de convênios, no meio que os estudantes de Pedagogia tenham estágios práticos para essa especialidade supervisionada por profissionais dessa área.
A idéia da Pedagogia Hospitalar vem sendo usada pelos educadores como uma nova visão deensinar dando uma chance as crianças ou adolescentes afastados da escolaridade por causa da hospitalização. Crianças ou adolescente em estado de doença prolongada se tornam inviabilizado para a freqüência escolar, desta forma propostas ao conhecimento e aprendizagem oferecendo atividades educativas escolares, lembrando que essas atividades são feitas por profissionais da área.
A atuação do pedagogo sobo enfoque ocupa um especo ainda de ser conquistado e sem duvida é uma contribuição ao trabalho multi/interdisciplinar no contexto hospitalar, assim o pedagogo tem condições de desenvolver um trabalho didático, pedagógico educativo e na execução de atividades programadas. O processo de desenvolvimento pedagógico, entre o meio hospitalar e escolar colabora com a vida social da criança eadolescente.
Essa nova educação em hospitais e desenvolvida pelos profissionais, ajudando nos transtornos emocional causado pela internação como raiva, insegurança incapacidade, frustrações que podem não ajudar no processo de cura. Assim o enfermo entra em conflito provocado pelo ambiente assim deixando de agir como criança.


“A hospitalização, em determinadas situações, constituium risco igual ou maior que aqueles da própria doença que originou”. (BIERMANN APUD Carvalho e Ceccim (1997)).


A importância do “educador” na classe hospitalar no período em que a criança/adolescente está hospitalizada encontra de serem motivadas com atividades através de observações, comunicações elementos construtiva para o aprendizado, estimulando o processo educativo.

1. A...
tracking img