O papel do pedagogo no contexto hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema:
Pedagogia Hospitalar

Título:
O papel do pedagogo no contexto hospitalar

Apresentação:
A escolha do tema aconteceu após conhecer melhor todo o contexto e o papel do pedagogo dentro deum hospital no acolhimento a criança hospitalizada. A continuação do processo educacional mesmo não estandono ambiente escolar é importante para o seu desenvolvimento.

Objeto e problema dapesquisa:
Qual é o papel do pedagogo no contexto hospitalar?

Justificativa:
O assunto aborda uma problemática que ainda é desconhecida e não está ao alcance de todos. É de suma importância abranger otrabalho do pedagogo nos hospitais, para que a criança possa acompanhar os estudos e seguir com os conteúdos que serão ministrados pelo pedagogo com o auxílio e trabalho conjunto com a escola efamília. A sociedade identifica a criança como um ser passivo que não precisa seguir com sua rotina pois está hospitalizada. Essa problemática precisa ser modificada e todos devem encarar esta criança como umindivíduo hospitalizado, porém que precisa e merece dar continuidade ao processo educacional, pois assim não terá o estudo interrompido. Quando esta criança retornar a sua rotina estará integrada epoderá acompanhar as aulas sem dificuldades.

Hipótese:

É importante a criança perceber que não está desamparada e que ao término do período de hospitalização, ela continua inserida no processoeducacional, da mesma forma que os outros alunospodendo assim retornar a escola sem traumas ou constrangimentos.

Objetivo Geral:
• Estabelecer o papel do pedagogo no contexto hospitalar.Objetivo Específico:
• Incutir nos hospitais com alas pediátricas o suporte e atendimento do pedagogo para a aplicação de atividades escolares, artísticas e de socialização. Com isso a criança não sentirátanto o impacto da doença e do tratamento;
• Identificar as necessidades de cada criança;
• Desenvolver projetos que integrem a criança hospitalizada no contexto educacional.

Quadro Teórico:...
tracking img