Pedagogia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este estudo teve como objetivo evidenciar, quantitativamente, a existência do Ambiente Hospitalar como um espaço de atenção profissional para o pedagogo que se situa em espaços não escolares. Visa, com isso, propiciar aos pedagogos a compreensão de sua capacidade profissional e estimular-lhes o desenvolvimento de competências em ambientes que vão além das unidades escolares formais.Visa ainda, colocar em evidência, as possibilidades de sua atuação e a empregabilidade de sua profissão. Através dos resultados obtidos, durante a pesquisa, foi verificado que o espaço que estes profissionais estão atuando nos hospitais está para além dos setores de recursos humanos: situa-se hoje nas enfermarias pediátricas. Todavia, os achados apontaram para uma expressiva simplificação no modo dedesignar as categorias de profissionais do campo educacional, que atuam em hospitais.
Primeiramente, estes não deveriam ser restringidos à denominação apenas pedagogos, uma vez que é grande a presença de professores licenciados também.
Por fim, encontrou-se ainda, por parte do Sistema Único de Saúde e da Classificação Brasileira de Ocupações, um certo equívoco no modo de enquadrar asespecialidades dos pedagogos hospitalares, posto que a maioria destes profissionais que trabalham em hospitais está classificada com sendo especialistas em deficiências mental ou sensorial.

Palavras-Chave: Educação em Espaços Não-Escolares. Escolarização em Hospitais. Educação Profissional.

SUMARIO:
1. INTRODUÇÃO........................................................
* História daPedagógia Hospitalar ...........................
* O que é classe Hospitalar .......................................
* A Legitimidade da intervençâo Pedagógico Hospitalar .............................................................................
2.OBJETIVO DA PESQUISA .......................................
3. METODOLOGIA DA PESQUISA ...............................
4. TIPO DEABORDAGEM DA PESQUISA .....................
5. PROBLEMA DA PESQUISA ....................................
6. ÍNDICE DE PEDAGOGOS E PROFISSIONAIS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL...............................................
7. RESULTADO DA PESQUISA .........................................
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................
9. REFERENCIAS FINAIS................................................

APRESENTAÇÃO
Objetivando evidenciar, quantitativamente, a existência do ambiente hospitalar como um espaço de atenção profissional para o pedagogo que se situa em espaços não escolares, este trabalho tem visa contribuir para a afirmação da
profissão do pedagogo e para o reconhecimento formal de tantas outras áreas possíveis em que o pedagogopode atuar, com o objetivo de se tornarem cada vez mais empregáveis.
Preocupado em conhecer outras formas de pensar e fazer educação, foi realizada uma pesquisa sobre os novos espaços de trabalho do pedagogo, nomeadamente nos ambientes hospitalares, nos quais quis se verificar, se estes profissionais ainda continuam com uma forte presença nos setores de recursos humanos ou se estão ingressandopara as enfermarias pediátricas dos hospitais.
A pesquisa se vale, como referencial teórico, da visão de autores como Fonseca e Cecim, Mazzotta, Matos e Muggiati, Vasconcelos, Gil, Cardoso, Libâneo, Rezende, Stori, além de referenciar-se à Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério, às DiretrizesCurriculares Nacionais, à Regulamentação da profissão do pedagogo, ao Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde entre outros fundamentos analíticos.
Patenteia-se que nos tempos de hoje, no Brasil, a escola já não mais se institui como exclusiva, nem mesmo como a mais verdadeira fonte de formação e informação, como já foi antigamente. A nova idéia de espaços de aprendizagem se
estendeu, e...
tracking img