Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RGM: 130370 - Ana Paula Daniel da Silva Barros
RGM: 131722 - Edilânia dos Santos Oliveira
RGM: 130239 - Glenda Rodrigues Quadros
RGM: 180750 - Loana Ferreira Santos
RGM: 134070 - Sueli dos Santos Félix TrivinhoA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO NA ÁREA HOSPITALAR
Trabalho do 1º AM do curso de Pedagogia, da Faculdade Anchieta, apresentado como exigência parcial para compor aavaliação da disciplina de Projeto Integrador ministrado pela Profa. Ms. Claudenice Ribeiro dos Santos Almeida.

São Bernardo do Campo
2011SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CAPÍTULO 1 – A PEDAGOGIA HOSPITALAR 4
CAPÍTULO 1.1 – UM BREVE HISTÓRICO 5
CAPÍTULO 1.2 – O QUE É CLASSE HOSPITALAR? 6
CAPÍTULO 1.3 – O PEDAGOGO HOSPITALAR 6
CAPÍTULO 1.4 – AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS 7
CAPÍTULO 2 – PRINCIPAIS PROJETOS NO BRASIL 8
CAPÍTULO 3 – A LEGISLAÇÃO NO BRASIL 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
ANEXO 13REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS/FONTES 14

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa foi desenvolvida com intuito de ampliar o conhecimento sobre as diferentes áreas de atuação do Profissional de Pedagogia (neste caso, apresentaremos a Pedagogia Hospitalar) no mercado de trabalho atual, visto que até pouco, este era um profissional direcionado apenas para as escolas.
Percebe-se que a cada dia, é indispensável,a presença do pedagogo em diferentes áreas para auxiliar na capacitação dos profissionais e estudantes, pois tudo depende de uma boa instrução a fim de se obter um excelente resultado nos propósitos de cada área e criar mentes pesquisadoras, interessadas em desenvolver o objeto de pesquisa, deste modo, conquistar grandes progressos, descobertas e invenções para a sociedade. A pedagogia trará ametodologia de aprendizagem para se obter um excelente grau de aproveitamento e aprendizagem dos estudos.
Portanto, a função do pedagogo tornou-se mais ampla, porque tudo que envolve educação e prática educativa torna-se um espaço para atuação dos profissionais da educação.
No curso de Pedagogia, no módulo “O Conhecimento”, as disciplinas buscam uma interdisciplinaridade, proporcionando umenriquecimento cultural e fortificando as bases que edificam e solidificam a profissão.

CAPÍTULO 1 – A PEDAGOGIA HOSPITALAR

A Pedagogia é a ciência da educação responsável em conduzir o conhecimento através de metodologias e sistematização de processos educativos, visando introduzir o indivíduo no conhecimento, propondo-lhe a reflexão crítica do aprendizado.
A Pedagogia atua em diversos setores eum deles é a Pedagogia Hospitalar, definida por Fonseca (2.003, p.22) como:

A pedagogia hospitalar em sua prática pedagógico-educacional diária visa dar continuidade aos estudos das crianças em convalescença, com o objetivo de sanar dificuldades de aprendizagem e/ou oportunizar a aquisição de novos conteúdos. Atuando também como um acompanhamento do aluno fora do ambiente escolar, esta sepropõe a desenvolver suas necessidades psíquicas e cognitivas utilizando programas lúdicos voltados à infância, entretanto sua ênfase recai em programas sócio-interativos, vinculando-se aos sistemas educacionais como modalidade de ensino – Educação Especial - ou ao sistema de Saúde como modalidade de atenção integral – Atendimento Pedagógico Educacional Hospitalar.

Devido aos problemas de saúde,...
tracking img