Artigo movimentos migratorios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O MOVIMENTO MIGRATÓRIO POPULACIONAL: ANGUERA




Gilvan Pereira Brito
Sonaide dos Santos Costa
Prof. Adson Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Geografia/ EAD (GED 0077).
30/11/2012




RESUMO




O fenômeno da movimentação populacional vem, desde as últimas décadas do Século XX, apresentandotransformações significativas no seu comportamento, em todo o País. Essas mudanças têm exigido um esforço por parte dos estudiosos no sentido de buscar explicações teóricas para esse processo, que se concretiza, entre outros aspectos, na dimensão interna, pelo redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias, em detrimento dos grandes centros urbanos; pelos deslocamentos de curta duração e adistâncias menores; pelos movimentos oscilantes que passam a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos. O artigo desenvolvido tem o objetivo de avaliar o movimento migratório de forma generalizada para a partir daí fazer uma análise especifica desse movimento na cidade de Anguera na Bahia.


Palavras-chave: População; MovimentoMigratório; Causas Estruturais.




1. INTRODUÇÃO


Migração ou movimento migratório é todo movimento de população temporário ou definitivo que ocorre no espaço geográfico.


Migrante é aquele que realiza o movimento de migração. Relativamente ao país de origem são emigrantes, relativamente ao país de acolhimento são imigrantes. Emigração refere-se ao ato da saída de umaregião. Imigração refere-se ao ato da entrada em uma região.


O modo de ver dos pesquisadores do assunto compreende que migração corresponde a um determinado tipo de movimento de população sobre o espaço, e que este deslocamento ocorreria por alterações que seriam a mola mestra que impulsionaria a população ao movimento. Do ponto de vista das migrações elas são entendidas dentro da visãohistórico-estrutural.
“Como qualquer outro fenômeno social de grande significado na vida das nações, as migrações internas são sempre historicamente condicionadas, sendo o resultado de um processo global de mudança, do qual elas não devem ser separadas. Encontrar, portanto, os limites da configuração histórica que dão sentido a um determinado fluxo migratório é o primeiro passo para oseu estudo” (SINGER, 1980).


Em outra dimensão, a mobilidade da força será compreendida nas suas duas capacidades: de se adequar às exigências do capital e de se deslocar em direção a ele, aparecendo de forma distinta nos vários espaços e setores, a acumulação do capital moldando a mobilidade do trabalho, não apenas a de caráter espacial (migracional), como também, a decaráter vertical (social) (GAUDEMAR, 1997).


No Brasil os primórdios de estudos sobre movimentos de população estão relacionados à aceleração da urbanização cuja interconexão é o Êxodo Rural.


Analisar, avaliar, conceituar e entender como ocorre o processo do movimento migratório populacional, é o ponto central desta pesquisa bibliográfica, buscando associar o movimento a nívelnacional com os fatores específicos da cidade de Anguera, no interior da Bahia.


2. MOVIMENTO MIGRATÓRIO POPULACIONAL. CONCEITO, CAUSAS ESEUS FATORES CONTRIBUINTES.


Para complementar o estudo sobre população é necessário conhecer os movimentos migratórios, suas causas, suas características e consequências. Inicialmente é pertinente esclarecer alguns conceitos.
“Asmigrações populacionais referem-se aos deslocamentos de populações entre regiões de um mesmo país ou entre países. [...] Com a tendência mundial a uma estabilização do crescimento vegetativo das populações, as migrações estão-se constituindo no elemento mais importante da vida de grandes contingentes populacionais”. (Machado, 1982)


← Migração – é todo movimento de população que...
tracking img