Artigo micro reservatorios urbanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DA SIMULAÇÃO DO USO DE MICRORESERVATORIOS DE DETENÇÃO PARA ATENUAÇÃO DE VAZAO EXCEDENTE






RESUMO

A ocupação sem planejamento e presentes nas regiões urbanas é uma das maiores causas de enchentes e alagamentos, vários sistemas podem ser adotados para a resolução deste problema, historicamente a solução adotada é apenas a transferência da vazão para jusante, porém, também temosas técnicas que visam manter água precipitada no seu local de origem diminuindo o pico de cheia, ao conjunto desses novos modelos chamamos de técnicas compensatórias. Dentre diversas técnicas temos o uso de macro reservatórios. Estes são pequenos compartimentos onde será armazenada a água excedente, ou seja, o escoamento superficial, esta técnica apresenta a vantagem de sua implantação serrealizada no lote diminuindo assim os custos tantos monetários como os custos ambientais da obra. O presente trabalho apresenta um estudo através de simulações do uso destes dispositivos para atenuação das vazões na área urbana do município de Cuiabá, apresenta-se também o levantamento orçamentário da implantação dos mesmos. Os valores de precipitação foram obtidos com a curva I.D.F de Cuiabá e adeterminação das vazões através do modelo racional.


Palavras-chave: micro drenagem, micro reservatórios, custos.
1- INTRODUÇÃO

O crescimento acelerado e não planejado da área urbana está causado um aumento das áreas impermeáveis. Este aumento reflete-se no escoamento de águas pluviais dessas regiões, onde os valores das vazões aumentam em relação ao de pré-ocupação.
Para resolver esseproblema historicamente vem sido usada à concepção de transferência dessa vazão a jusante o mais rápido possível através da galeria de água pluvial. Este método, entretanto apresenta algumas desvantagens como, por exemplo, alagamentos causando prejuízos á população local.
As áreas urbanas possuem um dinamismo que mantem a cidade em permanente mudança, entretanto os sistemas de microdrenagem nãoacompanham esse movimento tornando-se com os tempos obsoletos, em conjunto, temos os resíduos sólidos que acabam por parar nos aparelhos de drenagem diminuindo ou até mesmo interrompendo o funcionamento do sistema. Hoje podemos observar que esta técnica não representa a solução definitiva para o assunto, pois apenas muda o problema de lugar.
Em contraposição a este panorama, temos as técnicascompensatórias que procuram reter as águas no seu local de origem e diminuir a vazão nas redes pluviais. Um dos objetivos e reestabelecer a vazão de pré-ocupação do local em questão e evitar a transferência a jusante armazenando esta água no seu local de precipitação. Uma destas técnicas consiste no uso de micro reservatórios urbanos utilizados dentro do lote, estes dispositivos armazenam a águacoletada do telhado e das áreas impermeáveis do lote em um reservatório, podendo ser usada para irrigação, lavagem de carros calçadas entre outros fins.
Os micros reservatórios consistem em construções simples e que utilizariam uma pequena área do lote. Serão executados em alvenaria e são projetados para serem enterrados podendo ser suspenso se o nível do lençol freático local for muito alto. Alémdisso, as águas captadas por estes dispositivos podem ser utilizadas, diminuindo o consumo de água potável para fins menos nobres promovendo a economia, visto que uma parte da água utilizada agora vira do micro reservatório, mostrando assim uma boa alternativa para retenção das águas.
Neste trabalho realizou-se um estudo do impacto da implementação de micro reservatórios em lote na vazão depico no local através de simulações. Para isto foram caracterizados os lotes modelos com todas as informações pertinentes ao cálculo da vazão em sua área, foram construídos quatro modelos de lotes para uma maior abrangência de resultados. Os valores referentes às precipitações na cidade foram obtidos com a utilização da formula de chuva local, os tempos de retorno e concentração foram os usualmente...
tracking img