Um, dois, tres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reservatório de detenção para amortecimento de cheias em Fortaleza-Ce.

Marcela de Albuquerque Ferreira1, Ricardo Mesquita de Aquino1, Auricélio Cândido Serafim da Silva1, Jordana Katruryn Sampaio1, Mariano Franca Alencar2, Marco Aurélio Holanda de Castro3

2Graduandos do Programa de Tecnologia em Saneamento Ambiental - IFCE. Bolsistas do CNPq. e-mail: marcela.albuquerque.af@gmail.com,kado_rma@hotmail.com, auricelioc@yahoo.com.br, katruryn@hotmail.com.
1Doutor do Programa de Tecnologia em Saneamento Ambiental - IFCE. e-mail: mariano@ifce.edu.br
3Doutor do Programa de Graduação em Engenharia Civil – UFC. e-mail: marco@ufc.br

Resumo: O presente artigo simula o funcionamento hidráulico de um micro-reservatório de retenção de águas pluviais, baseado na Lei municipal nº12526 de 2de janeiro de 2007, da cidade São Paulo e em cálculos de equações de chuvas, para um lote localizado no município de Fortaleza-CE, cidade que ainda não possui legislação específica, apesar dos constantes transtornos causados por inundações. Foi abrangida uma área impermeabilizada de 500 m², referente aos padrões da cidade. Com a finalidade de se fazer um amortecimento de cheias, utilizou-se osprogramas computacionais UFC8, desenvolvido no Laboratório de Hidráulica Computacional - Universidade Federal do Ceará (UFC), para traçados de redes de drenagem, com interface no Auto-CAD e SWMM. Foi utilizado um reservatório de amortecimento de cheias com volume de 4.5m³, suficiente para evitar uma seção cheia nas tubulações de entrada e viabilizando o projeto de amortecimento calculado com aequação de chuva de fortaleza.

Palavras–chave: amortecimento de cheias, drenagem urbana, impermeabilização, micro-reservatórios

1. INTRODUÇÃO
O crescimento desordenado da população urbana tem provocado alterações no processo hidrológico, aumento das áreas impermeáveis e consequentemente um aumento no escoamento superficial, agravado pela obstrução frequente nos equipamentos de drenagem devido aoaumento da produção de material sólido e ausência da manutenção, gerando enchentes nas cidades brasileiras. À medida que a cidade vai crescendo o adensamento populacional se torna excessivo, dificultando a construção de uma rede de drenagem adequada e eliminando possíveis áreas naturais de armazenamento para conter cheias urbanas.
A cidade de Fortaleza, como toda grande metrópole passou por umaurbanização e um crescimento populacional acelerado. As ocorrências de fontes de água existentes na cidade, como: riachos, rios, lagos, lagoas, foram submetidos a intervenções na dinâmica e na forma natural de seu espaço territorial. As ações antrópicas são responsáveis por estas mudanças (ARAGÃO, 2012).
As enchentes são provenientes de chuvas intensas de largo período de retorno ou devido aotransbordamento de cursos d’água provocadas por mudanças no ciclo hidrológico em regiões a montante das áreas urbanas ou ainda a própria urbanização (POMPÊO, 2000).
Um estudo de amortecimento de cheias minimiza transtorno em dias chuvosos e proporciona soluções para possíveis enchentes que possam vir a ocorrer. A impermeabilização do solo e a retirada da cobertura vegetal favorecem um aumento doescoamento superficial, proporcionando um menor tempo de concentração e um maior volume no escoamento superficial. Medidas preventivas para o controle de cheias partem das alternativas estruturais e não estruturais. Sendo as medidas estruturais as que de certa maneira protegem uma determinada área de enchentes. As medidas não estruturais compreendem planos diretores e leis, sem esquecer a boaeducação que a população deve ter com relação ao trato dos resíduos sólidos, não despejando aleatoriamente nas ruas.
O principio do reservatório de detenção se baseia na captação de águas pluviais, visando reter a água por um determinado tempo retardando sua chegada à rede de drenagem. Assim, haverá o amortecendo no pico dos hidrogramas e a diminuição da vazão máxima para jusante através de uma...
tracking img