Artigo laticinios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRATAMENTO DE EFLUENTES DE INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

Magno *
Neves*
Silva*
Brigida*
Teixeira*

RESUMO
A indústria de laticínios é uma atividade que representa grande importância econômica no país e no mundo, os efluentes líquidos gerados no processo de produção dessas indústrias possuem grande carga poluidora, sendo considerada a principal fonte de poluição para o corpo receptor.Algumas indústrias adotam processos físico- químicos e biológicos para tratamento de seus efluente, como é o caso da Industria de Laticínios Fortuna que chegou a utilizar processo biológico mais apresentou problemas de sobrecarga de matéria orgânica, com isso foi realizado ensaios de tratamento físico-químicos em escala laboratorial que resultou em valores que não atingem a eficiência mínimaestabelecida pela legislação ambiental.
Palavras - chave: indústria de laticínios, efluentes, tratamento.

ABSTRACT
The dairy industry is an activity that represents great economic importance in the country and the world, the effluents generated in the production process of these industries have high pollution load, and is considered the main source of pollution to the receiving body. Some industriesadopt physicochemical processes and biological treatment of its effluent, such as the Dairy Industry Fortuna who came to use more biological process malfunctioned overload of organic matter, it was done with treatment trials in physical-chemical laboratory scale which resulted in values that do not reach the minimum efficiency established by environmental legislation.
Keywords: dairy industry,effluent, treatment


1 INTRODUÇÃO

Durante muito tempo a água foi considerada um recurso natural de quantidade infinita, à disposição do homem por se tratar de um bem público autosustentável e pela sua capacidade de autodepuração. Porém o crescimento acelerado dos grandes centros urbanos e o salto do desenvolvimento industrial a partir do século XX fez com que a capacidade de autodepuração dosrios fosse superada pela carga poluidora lançada.
A indústria de laticínios representa uma atividade de grande importância na economia brasileira e mundial. O Brasil já é o sexto maior produtor mundial de leite (EMBRAPA, 2010) e possui condições para se tornar um dos maiores exportadores de produtos lácteos devido às suas vantagens tais como disponibilidade de água e terra e custo de produçãocompetitivo.
Os efluentes líquidos gerados nos processos de produção de laticínios possuem elevados teores de matéria orgânica, gorduras, sólidos suspensos e nutrientes, e são considerados a principal fonte de poluição dessas indústrias. Diversos problemas durante o tratamento convencional desses efluentes, que normalmente inclui tratamento primário para remoção de sólidos suspensos e gorduras etratamento secundário biológico, têm sido relatados. Esses problemas estão relacionados à elevada produção de escuma, à baixa sedimentabilidade do lodo, à baixa resistência a choques de carga, às dificuldades na remoção de nutrientes (nitrogênio e fósforo) e aos problemas na degradação de gorduras, óleos e outros tipos específicos de poluentes, como corantes.
A ideia de que os recursos naturais sãoinfinitos e podem ser utilizados pelo homem de maneira desenfreada já foi superada há bastante tempo. O foco da sociedade agora é garantir a manutenção do meio ambiente e permitir que as próximas gerações possam usufruir dos recursos naturais necessários para sua sobrevivência.
No presente estudo buscou-se mostrar o processo produtivo nas indústrias de laticínios assim como os processos detratamento, caracterizar os efluentes gerados em uma indústria, e apresentar um estudo de caso em uma indústria de laticínios em Fortuna – SC.


2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PROCESSOS PRODUTIVOS NAS INDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS
As indústrias de laticínios englobam grande número de operações e atividades que variam em função dos produtos a serem obtidos, entretanto existem algumas operações genéricas...
tracking img