Artigo efeito estufa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Energias Alternativas e Renováveis
Departamento de Engenharia de Energia Renovável
Disciplinas: Expressão e Comunicação para Engenheiros; História da Energia

SEMINÁRIO: A ENERGIA E SEUS IMPACTOS

Carolina Veloso Machado, carolveloso@gmail.com
Gabriela Oliveira Galvão, gabrielagalvao1@gmail.com
Lucas Rodrigues de Medeiros Santos,lucas_rodrigues@hotmail.com
Maria Eduarda Teódulo de Medeiros, eduarda_teodulo@hotmail.com
Rafaela Ramos Barbosa, rafaramosb@hotmail.com

Centro de Energias Alternativas e Renováveis-CEAR,
Departamento de Engenharia de Energia Renovável – DEER,
Universidade Federal da Paraíba, UFPB.

Resumo:
Neste trabalho, objetiva-se deixar claro sobre as condições necessárias para que o efeito estufa volte a serconsiderado um importante fator para a conservação e continuidade da vida no planeta Terra e deixe de ser visto como um fator maléfico a sociedade. Esse efeito proporciona no nosso planeta as condições de temperatura adequadas para o desenvolvimento de todos os seres vivos que aqui existem, mas com o desenvolvimento da humanidade ao passar dos anos, e com as alterações cada vez maiores feitas pelohomem no meio ambiente a intensificação do efeito estufa foi inevitável. A humanidade apenas percebeu tão sérias mudanças, quando a terra começou a mostrá-las de forma mais radical, com os tsunamis, as enchentes, o derretimento das geleiras entre outras graves preocupações para a manutenção da vida humana. Antes de qualquer providencia a sociedade precisa se conscientizar e buscar o desenvolvimentosustentável, mas também é importante ressaltar a importância de pequenas alterações no nosso cotidiano para diminuir a liberação dos chamados gases estufa.

Palavras-chave: Efeito estufa, vida, desenvolvimento sustentável, humanidade.

Introdução

É um fenômeno ocasionado pela concentração de gases (como dióxido de carbono, óxido nitroso, metano e os clorofluorcarbonos - estes últimosresíduos de produtos industrializados) na atmosfera, formando uma camada que permite a passagem dos raios solares e que absorve grande parte do calor emitido pela superfície da Terra. Nesse trabalho abordaremos o que vem a ser o efeito estufa, seu mecanismo, causas, malefícios e benefícios desse fenômeno.

O Efeito Estufa

O efeito estufa é um processo natural que consiste na ação do vapor de água,dióxido de carbono e outros gases estufa sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da Terra.
A radiação solar compreende radiações luminosas e radiações calorificas, em que se sobressaem radiações infravermelhas. As radiações luminosas são de pequeno comprimento de onda, o que permite que atravessem facilmente a atmosfera. Contrariamente as radiações calorificas são de grandecomprimento de onda, o que dificulta a sua passagem pela atmosfera.
Dos raios luminosos que atingem a Terra, 30% é refletido antes de atingir o solo e 70% da radiação luminosa que atravessa a atmosfera é absorvido pelo solo, plantas, oceanos e é convertido em calor na forma de radiação infravermelha. Para que o equilíbrio energético seja mantido, toda essa energia tem de ser liberada de volta parao espaço. A atmosfera, tal como uma estufa, sendo pouco permeável a essas radiações dificulta a propagação dessa radiação para altas altitudes. Parte dessa radiação consegue voltar para o espaço e o resto ao encontrar e ser capturada por certos elementos da atmosfera como o vapor de água, o metano, o dióxido de carbono e por outros gases estufa se aquecem e irradiam (contra reflexão) de volta aenergia para as camadas mais baixas da Terra e faz com que a temperatura do ar aumente e haja o aquecimento da superfície terrestre e da atmosfera. O calor que não consegue sair pela atmosfera da Terra mantém o planeta mais aquecido do que o espaço sideral porque entra mais energia do que sai e pode acabar causando possíveis desiquilíbrios ambientais.
Devido às diversas consequências que o...
tracking img