Arts and crafts

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTS & CRAFTS
INTRODUÇÃO
Vamos aprofundar conhecimentos acerca do movimento Arts & Crafts. Movimento para a Revolução das Artes Aplicadas, que se iniciou na Europa num período próximo á segunda metade do século XIX. Devido ao seu diversificado e forte embasamento teórico, que inclui discussões de grandes nomes como William Morris e John Ruskin, os ideais desse movimento repercutiram pelomundo, com destaque na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos. Profundamente ligado a uma questão social, o “Arts & Crafts” questionava os rumos da indústria na sociedade em sentidos materiais e concretos – a industrialização, que trazendo o ferro e os modos de produção em série, acabava por diminuir a qualidade dos produtos e a identidade das construções. Os teóricos criticavam a artificialidade e a friezaconferida pelos edifícios e objetos produzidos em série, sem o devido apreço a cada um. Questionavam onde estavam os objetos que expressavam as realidades e a cultura das pessoas. Apesar do curto período de duração, o movimento reformista, com seus questionamentos acerca da produção artística da época, plantou a ideia da busca pelo equilíbrio entre indústria e homem, tanto no que se refere àarte, à arquitetura, ao design, e a sociedade como um todo.
1. CONTEXTO HISTÓRICO
Arts and Crafts (Artes e Ofícios) é um movimento estético e social inglês, que surgiu na Grã-Bretanha em meados de 1850 e foi até 1900, este defende o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa alem de buscar revalorização do trabalho manual e recuperar a dimensão estética dos objetosproduzidos industrialmente para uso cotidiano. A expressão "artes e ofícios" - incorporado em inglês ao vocabulário geral - deriva da Sociedade para Exposições de Artes e Ofícios, fundada em 1888. As ideias do crítico de arte John Ruskin (1819 - 1900) e do medievalista Augustus W. Northmore Pugin (1812 - 1852) são fundamentais para a consolidação da base teórica do movimento.
A partir da segundametade do século XIX a Europa passava pelo período denominado de Segunda Revolução Industrial, que envolveu uma série de desenvolvimentos dentro da indústria em geral, resultando na padronização da produção em massa. Com a estandardização do design e o consequente fácil acesso aos produtos pela população, o sistema industrial se desenvolvia cada vez mais e se vinculava a todas as instâncias da vidasocial, provocando mudanças em todas as áreas. Ainda nesse período a população urbana superou o contingente populacional do campo, fazendo crescer a importância das cidades, o que deu força aos movimentos revivalistas em que os arquitetos do período viam na cópia da arquitetura do passado e no estudo de seus cânones e tratados uma linguagem estética legítima de ser trabalhada. Enquanto tudo issoocorre encontra-se um novo ponto de aplicação, uma vez que a desordem e a vulgaridade da produção industrial refletem-se agora em toda a cena da vida associativa, nela incluído os objetos de uso comum. Nasce assim, um movimento para melhorar a forma e o caráter de tais objetos - móveis, utensílios, tecido, roupas objetos de todo gênero - e esse movimento possui a função de ponta de lança no debatecultural da segunda metade do século XIX, até que graças a Morris, torna-se possível a identidade entre essa linha de pensamento. O conceito de “artes aplicadas” e sua separação das artes maiores é uma das consequências da Revolução Industrial e da cultura historicista que visava a reforma global nas artes, buscando uma linguagem única na arquitetura, pintura e escultura. Com a Exposição Universalde 1851, Henry Cole pode fazer um balanço da produção industrial nos países europeus, chegando à conclusão de que a arte decorativa da Europa encontrava-se em completa decadência quando comparada a produção oriental ou americana de arte e objetos de uso. Pensadores e críticos se rebelaram contra a decoração superficial dos objetos industriais. Estes estavam, em sua maioria, influenciados pela...
tracking img