Arts and crafts

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arts and Crafts, O design na indústria e o consumidor moderno



“A resistência do capitalismo industrial nasceu com o próprio sistema”

A relação entre os assuntos em questão esta diretamente ligada aos movimentos criados a partir de 1850 que visavam volta ao “design puro”.

O Gotic revival que visava recuperar as formas Góticas originais, do passado medieval. A reforma de Owen Jones,Richard Redgrave, e Henry Cole veio com a publicação do Journal of design and manufactures.

Uma certa idéia também fez parte dessas possíveis reformas na forma de visão e relação individuo, produto e produção. William Morris foi seu principal percussor, ele tinha a idéia de produzir com qualidade e excelentes materiais e não em grande escala em busca somente de lucro, esse trabalho de Morristomou uma grande proporção dando origem ao Arts and Crafts.

O movimento assim como os outros reformistas mostrou ao mundo que o design é sim parte da personalidade do individuo como gosto e que poderia mudar muito mais conceitos sociais do que simplesmente ser feito para o consumo parvo de funções em segundo plano, pois era o caminho que estava sendo tomado.

Nessa época a Europa vinha sendotomada por uma onda consumista, por vários motivos, entre eles a chegada das lojas de departamento (1960) fazendo com que a indústria tivesse a necessidade de produzir mais e mais rápido, deixando ofuscado o esforço dos movimentos reformistas, a não ser por alguns representantes isolados.

Arts and Crafts é uma suposta contradição ao Fordismo, que produzia barato pensando exclusivamente no lucro,enquanto as produções, por exemplo, da Morris & co. Buscavam lucrar moralmente, pois, em cima da qualidade oferecida.

Uma questão importante é que no Brasil a industrialização chegou defasada e até hoje não somos um país totalmente industrializado com grande parte das produções ainda sendo artesanais.





































Arts & CraftsPode-se dizer que é um movimento criado no final do século XIX a partir das idéias de Jonh Ruskin, cuja finalidade era incorporar a arte na vida das pessoas, uma critica forte a mediocridade da estética produzida na modernidade, o movimento visava uma possível volta aos padrões de produção artesanal medieval.

Basicamente desse conceito se desenvolveu o movimento Arts & Crafts.

A popularização ea formação real das idéias foram desenvolvidas por William Morris em uma junção das idéias de Ruskin às de Marx.

Essas idéias defendiam a volta à produção artesanal como na era medieval como alternativa para produção em serie, um ambiente onde se cria, não rechaçando a produção coletiva, mas sim atenuando e valorizando o trabalho artesanal.

O movimento pregava a valorização dos artesãos,querendo destruir a barreira que os separava dos artistas pretendendo colocá-los no mesmo patamar.

O movimento dava ênfase também na funcionalidade da criação já que na época o consumismo vinha começando a imperar fazendo com que as indústrias começassem a produzir pensando somente nos lucros resultando na criação de formas atrativas e deixando a funcionalidade para segundo plano.

O Arts andCrafts era um suposto salvador de tal caminho que ia levando a produção seriada, basicamente visava produzir qualidade, com bons materiais e artesãos extremamente capacitados, o que não ocorria nas fábricas com os operários que normalmente eram não-capacitados para a função que exerciam; o Arts and Crafts não criava fabricas e sim ateliês, não possuía operários e sim artesãos. Sua ideologia erasupostamente utópica, porém mais tarde estudando-se o movimento viu-se que talvez pudesse ter sido uma grande alternativa a produção em serie que temos hoje, onde só produzimos visando o lucro, e não pensamos mais na funcionalidade e tampouco no tempo de vida do objeto.

Um problema que se apresentou na ideologia criada pelo movimento foi que: com o auto-crescimento de indústrias de forma...
tracking img