Resumo cap. 2 a sociologia como produto histórico - arnaldo lemos filho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA APLICADA Á ADMINISTRAÇÃO
PROFESSORA: SALETE

RESUMO DO CAPÍTULO II: “A SOCIOLOGIACOMO PRODUTO HISTÓRICO”


JOÃO PESSOA / 2012

O capítulo 2: A Sociologia como Produto Histórico, tem como objetivo informar como surgiu a ciência da sociedade, denominada sociologia. A sociologia éuma ciência e se ciência é conhecimento, sabendo que todo conhecimento é um produto histórico, concluímos que a sociologia é um produto histórico.
O nascimento histórico da ciência da sociedade éevidenciado pelos fatores históricos. Ela surge, no contexto do conhecimento científico, como um corpo de ideias que se preocupou e ainda se preocupa, com o processo de formação e desenvolvimento dosistema capitalista. Mescla-se com o progressos sociais e econômicos que há muito vinham se constituindo na Europa, no campo da ciência e da tecnologia, da organização política, dos meios e processos detrabalho, das formas de propriedade da terra e dos instrumentos de produção, da distribuição do poder e da riqueza entre as classes, das tendências a secularização e racionalização que se mostravamem todas as áreas das atividades humanas.
A exemplificação dos cortes históricos são pontos importantes. No século XVIII, houve duas grandes revoluções: a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.Essas duas Revoluções trouxeram crises e desordens na organização da sociedade, o que levou alguns pensadores a concentrar suas reflexões sobre as suas consequências. Houve um segundo cortehistórico, que é mais amplo. Nos séculos XVI, XVII e XVIII. Foi um período de muitas transformações sociais, políticas e econômicas, um período de transição de uma perspectiva filosófica para uma perspectivacientífica da sociedade. Os acontecimentos da Idade Antiga, Idade Média, os Filósofos, a Política, a Religião, a Igreja Católica, o Renascimento, o Positivismo, foram a base da ciência da sociedade....
tracking img