Artigo custos: cadeia de valor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise de Custos de Cadeia de Valor
Objetivo – contribuir para viabilizar vantagens competitivas
Definição de cadeia de valor –critérios de desenvolvimento organizacional internas e externasinter-relacionados que agregam valor ao produto, na qual o mercado esteja disposto a pagar, por sua qualidade e quantidade devida (Porter, 1989).
Porém não basta apenas o gerenciamento internoorganizado, há a necessidade de entender os custos inter-empresas e a influência das operações entre fornecedores e clientes (Cokins, 2001). A eficiência das atividades de uma empresa depende de sua atuação,sempre devendo os critérios internos e externos da cadeia trabalharem juntos para a plenitude do que a empresa quer alcançar.
Essa plenitude gera custos, em virtude dos recursos utilizados naorganização, e para agregar o valor necessário ao produto, é importante reduzir os custos gerados através da melhor performance das atividades interdependentes, já que a vantagem competitiva provém dos valoresque excedem a ocorrência dos custos (Hergert e Morris).
A relevância da mensuração da cadeia de valor faz sentido quando se identifica os elos da cadeia que agregam valor, ou não, podendo alterá-las,ou excluí-las para contribuírem com os objetivos da gestão. Segundo Lorenzi, Shank e Silvi, a análise da cadeia de valo permite aos gestores o reconhecimento de suas principais competências queagregam valor ao cliente.
A análise da cadeia de valor é um critério para a vantagem competitiva, já que busca estratégias melhores e mais baratas que da concorrência. Assim, para que a análise dos custosda cadeia seja feita, é necessário identificar todos os recursos utilizados nas atividades desenvolvidas por ela (Mario e Rocha, 2003). Ou seja, analisar o processo do ínicio, desde projetar, produziro produto, até o fim, entregas.
De acordo com Lopes, Carvalho e Araujo, não basta a empresa saber em qual cadeia de valor ela está inserida, mas deve perceber quais atividades estão em contínuo...
tracking img