Jovem aprendiz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Aluno: Alex Sandro Harley dos Santos.
Mat: 2012170209

A POLÍTICA NACIONAL DE JUVENTUDE
E O DESAFIO DE PROMOVER A PARTICIPAÇÃO:


Orientadora: Profa. Dra. Vini Rabassa da Silva

RESUMO

Este trabalho trata da Política Nacional de Juventude, enfatizando o desenvolvimento da participação juvenil no Programa Jovem Aprendiz-PJA do SENAC-Pelotas. Tem, comomarco legal, a Política Nacional de Juventude, a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA. Estuda a gênese da Política Nacional de Juventude; os sentidos atribuídos à juventude no cenário das últimas décadas; a condição, a situação e a participação juvenil na contemporaneidade. Apresenta uma pesquisa realizada no PJA, do SENAC-Pelotas, no ano de 2010, sobre asrepercussões deste Programa no desenvolvimento da participação dos jovens da faixa etária de 18 a 24 anos. Específicamente, buscou conhecer o conceito de participação da atual Política Nacional de Juventude traduzida no PJA; verificar como o PJA, desenvolvido pelo SENAC-Pelotas, em 2010, promoveu a participação entre os seus participantes; analisar os efeitos do PJA no desenvolvimento da participaçãodos integrantes do programa; descobrir as contribuições e limites da PNJ no desenvolvimento da participação entre jovens aprendizes. Como uma abordagem qualitativa, utilizou pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas como instrumento para a escuta dos jovens envolvidos no PJA/2010.
Constatou-se, na PNJ, o esforço na criação de espaços de interlocução entre Governo e Representação Juvenil,porém, sem reflexo na prática desenvolvida nos programas da PNJ. A análise das falas dos jovens entrevistados evidenciou um significativo desconhecimento da existência de uma PNJ e dos programas, projetos e ações em desenvolvimento. A avaliação do PJA aponta para a ênfase no fomento da participação solidária e na inserção no mercado de trabalho. As atividades de preparação dos jovens para umdesempenho profissional eficiente também apresentam reflexos no aumento da autoestima, da criticidade e da capacidade argumentativa deles, sinalizando as possibilidades dentro dos itinerários formativos dos programas da PNJ, para desenvolver maior protagonismo dos jovens nas políticas públicas.
Assim, entende-se como contribuição principal do PJA para fomentar a participação dos jovens: a realizaçãode atividades educativas para desenvolver as habilidades de comunicação, expressão e relações interpessoais e de motivação à participação solidária, além das potencialidades existentes dentro dos itinerários formativos dos programas da PNJ para promover a discussão sobre a PNJ e a sua efetividade entre os jovens brasileiros. Porém, contraditoriamente, este Programa tende a reforçar a identificaçãode política social como responsabilidade do setor privado, ocultando o caráter público da política da juventude.
Palavras-chave: Jovem. Juventude. Políticas de Juventude. Participação. Programa Jovem Aprendiz.
Política Nacional da Juventude

Este trabalho trata da Política Nacional de Juventude, com ênfase no desenvolvimento da participação juvenil no Programa Jovem Aprendiz–PJA doSENAC-Pelotas, desenvolvido com os jovens da faixa etária dos 18 aos 24 anos, durante o ano de 2010.
A ideia de estudar a participação juvenil na atualidade e analisar as contribuições das políticas públicas1 para o desenvolvimento de uma juventude mais participativa surge da percepção dos inúmeros problemas que os jovens vêm enfrentando na contemporaneidade.
O século XXI tem-se caracterizado pormudanças rápidas e profundas. Os avanços da tecnologia, a força massiva dos meios de comunicação e os efeitos da economia globalizante e centralizadora, fazem deste século, um período singular.
No Brasil, o quadro das desigualdades sociais e econômicas, geradas pelo modelo de desenvolvimento neoliberal, afetas a sociedade como um todo e, de forma significativa, a população jovem2 que é, muitas...
tracking img