Artigo custo meta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REDE DE ENSINO
[pic]






Custo - Meta
























Feira de Santana /Ba
Junho de 2008
REDE DE ENSINO
[pic]






Custo - Meta




Trabalho Ministrado Pelo Profº Abderman Moura
Disciplina: Contabilidade Gerencial






Aluno: Victor Lyrio Neto






Feira de Santana /Ba
Maio de 2008



SumárioIntrodução.................................................................................................................. 04
Definição do Custo-Meta........................................................................................... 05
Objetivos....................................................................................................................06Introdução
O desenvolvimento do custeio-alvo ou custo meta teve seu início nos anos 60 no Japão, principalmente nas indústrias de transformação como de aço e grandes petroquímicas, estas áreas cresceram rapidamente, por causa do desenvolvimento da automação industrial.O custo-alvo pode ser entendido como o custo máximo admissível de um produto, com vistas aalcançar o nível de lucratividade desejada, considerando-se o preço de venda que o mercado suporta.
Entretanto, as razões de utilização do custo-meta diferem de uma organização para outra. A meta de uma empresa pode ser um processo fabril eficiente; um projeto de automação industrial, com ênfase na redução de custos na tentativa de majoração da lucratividade; produção com qualidade diferenciadado concorrente; desenvolvimento de novos produtos; criação de novas faixas de mercados e desenvolvimento de tendências. Sua importância está associada à redução do ciclo de vida dos produtos. Considera que este, ao se tornar mais curto, em função do consumidor exigir constantemente novos produtos, aumentou a importância e necessidade do gerenciamento dos custos nos estágios de planejamento edesenho, relacionados à engenharia de valor.
A engenharia de valor constitui a essência do custo-meta, na pesquisa sistemática de cada processo, compreendendo os esforços organizados no sentido de implementar uma análise funcional do produto para atingir, com maior grau de confiabilidade, todas as funções requeridas do ciclo de vida, ao menor custo possível. O custo-meta exige a definição deuma estratégia empresarial, tanto no enfoque operacional, em termos de rentabilidade, considerando a análise de valor, quanto no estratégico, no que diz respeito ao melhor posicionamento de mercado, à continuidade do negócio e aos benefícios sociais gerados.
Sakurai (1997) ressalta que independentemente do grau de sofisticação com que a empresa tenha implantado o custo-meta, isso nãosignifica que não haja problemas com este método. Acentua que o custo-meta não terá efeito a menos que cada funcionário tente ativamente reduzir custos e isto impõe, freqüentemente, pressões nada razoáveis no ambiente de trabalho. A melhoria contínua do processo produtivo e a diversificação dos produtos, para satisfazer às ilimitadas necessidade dos consumidores, são vistas como uma estratégiaessencial, para que as organizações mantenham-se competitivas no mercado global.

Definição de Custo Meta

O custo-meta é uma estratégia de gestão de custos que, a partir do preço de mercado e de uma margem de lucro desejada, estabelece um teto de custo para os produtos ou serviços. Conceitualmente, é o custo obtido pela subtração de um preço estimado (ou preço de mercado) da margem delucratividade desejada, com o objetivo de atingir um custo de produção (incluindo custos de engenharia e/ou de marketing) igualmente desejado.
Durante a fase de fabricação melhorias são possíveis, porém o maior efeito do custo-meta pode ser obtido na fase de projeto. Parte-se de um preço de venda projetado e deduz-se a parcela de lucro desejada pela empresa. Daí tem-se o custo permitido que...
tracking img